Que indústria fatura mais: do cinema, da música ou dos games?
Descubra quanto faturou cada um dos principais setores da cultura pop. Se você ainda acha que Hollywood manda em tudo, vai mudar de opinião...
pergunta Nathan Trofelli, Mogi das Cruzes, SP
OSCAR DA GRANA
Em 2016, os 100 filmes mais lucrativos fizeram, juntos, US$ 25,6 bilhões. Capitão América: Guerra Civil encabeça a lista rentável de super-heróis, com US$ 1,15 bilhão arrecadado. No top 10 também estão Batman x Superman: A Origem da Justiça e Deadpool. As animações Procurando Dory e Zootopia não ficam muito atrás, com US$ 1,03 bilhão e US$ 1,02 bilhão, respectivamente. Já Star Wars: Rogue One faturou US$ 990 milhões.
LEVEL UP
Somando todos os devices e plataformas, a indústria de games se mantém como a mais rentável, com US$ 91 bilhões em 2016. Desse total, US$ 40,6 bilhões vieram de jogos para celular, com destaque para Pokémon Go e Clash Royale. Os games para computador faturaram US$ 34 bilhões, enquanto os para console chegaram a US$ 6,6 bilhões. O restante do lucro ficou por conta dos títulos baixados e por compras feitas dentro do próprio jogo (o conteúdo add-on).
AUMENTA O SOM… POR FAVOR
A indústria fonográfica aumentou os lucros em 3,2% em 2015, chegando a US$ 15 bilhões. O crescimento, o mais significativo em quase 20 anos, foi impulsionado por plataformas de streaming, como Spotify e Apple Music, que aumentaram o rendimento em 45,2%. Esses novos serviços fizeram com que as vendas digitais ultrapassassem a comercialização de produtos físicos (que ainda representam 39%) pela primeira vez. Taylor Swift foi a artista que mais arrecadou: US$ 73,5 milhões.
E A TELINHA?
TV rainha, o resto nadinha. A televisão aberta pode ter perdido público, mas o crescimento dos serviços sob demanda ajudou o segmento como um todo a se manter firme. Com a expansão da Netflix e da Amazon Prime, os canais abertos e pagos começaram a lançar seu próprios streamings. Segundo o Statistics Portal, o faturamento do setor foi de US$ 289 bilhões em 2015, cerca de 6,6% a mais que no ano anterior.
FONTES Sites Superdata – Games & Interactive Media Intelligence, The International Federation of the Phonographic Industry (IFPI), Box Office Mojo, The Numbers e PricewaterhouseCoopers