Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Quem inventou o parafuso?

A invenção é atribuída ao filósofo e cientista grego Arquitas de Taranto, que viveu entre 400 e 350 a.C. Mas a criação da peça foi só um dos marcos importantes na vida desse personagem pouco conhecido. Arquitas tinha um grande interesse em aplicar a matemática para resolver problemas concretos do dia-a-dia. Ele desenvolveu, por exemplo, […]

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h12 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54

A invenção é atribuída ao filósofo e cientista grego Arquitas de Taranto, que viveu entre 400 e 350 a.C. Mas a criação da peça foi só um dos marcos importantes na vida desse personagem pouco conhecido. Arquitas tinha um grande interesse em aplicar a matemática para resolver problemas concretos do dia-a-dia. Ele desenvolveu, por exemplo, uma teoria das proporções, que aplicou à harmonia musical. Ainda no campo das artes, mostrou que a tonalidade das notas tocadas em instrumentos de corda era relacionada ao movimento do ar causado pela vibração da corda. “Arquitas é às vezes considerado o fundador da mecânica e afirma-se que ele teria inventado dois dispositivos mecânicos. Um deles era um pássaro, que ficava preso a uma haste, girando e se movimentando graças a um jato de vapor ou ar comprimido”, diz o matemático J.J. O’Connor, da Universidade de Saint Andrews, na Escócia. A outra criação de Arquitas teria sido um tipo de chocalho infantil.

Esses dispositivos, segundo descrições do filósofo Aristóteles – admirador e colega de Arquitas -, ajudavam o polivalente grego a manter as crianças de sua casa ocupadas. Assim, ele tinha mais tempo para se dedicar a invenções como a do parafuso.