Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

11 pessoas nos EUA contraíram salmonela beijando porcos-espinhos de estimação

Além da posse desses fofos bichinhos ser ilegal em vários lugares (inclusive no Brasil), beijá-los está longe de ser uma prática recomendável.

Por Rafael Battaglia
1 fev 2019, 13h37

O porco-espinho doméstico é um bicho fofo e simpático (o personagem Sonic que o diga), mas também podem ser perigoso – e nós não estamos falando da ameaça mais óbvia, a armadura que ele carrega na pele. Recentemente, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) emitiu um comunicando um tanto curioso: o órgão aconselhou que os donos desses animais não os beijassem nem os afagassem perto do rosto.

O aviso veio depois de uma investigação do CDC que descobriu 11 casos desde outubro de pessoas que contraíram um tipo raro do grupo de bactérias da salmonela, a Salmonella typhimurium. Os casos aconteceram em oito estados do país e, das 11 pessoas, dez haviam estado em contato direto com ouriço-terrestres (outro nome para os animaizinhos), beijando ou acariciando os bichinhos.

Acontece que os ouriços carregam os germes da salmonela, e esse tipo de contato pode fazer com que eles cheguem até o nosso rosto ou a nossa boca, podendo causar uma infecção. Quem contrair a bactéria pode sofrer com febre, cólicas e diarreias. Em casos mais severos, é preciso ficar internado.

Problema espinhento 

A questão envolvendo os ouriços não é novidade. De acordo com o jornal britânico The Guardianhouve um surto parecido em 2012. Na época, 26 pessoas foram infectadas com salmonela tipo typhimurium, e a maioria delas havia tido contato com o tal bichinho. No total, oito pessoas foram hospitalizadas – no caso atual, o CDC relatou apenas uma internação.

Ouriços-terrestres, porcos-espinhos domésticos de nome oficial Erinaceus europeus são animais nativos da África, Ásia e Europa. A variação mais comum domesticada é o ouriço pigmeu africano. Isso significa que, para ter um bichinho desses em casa, é preciso importá-lo. Nos EUA, a prática é proibida em muitos estados, como na Califórnia, Havaí e Geórgia, justamente pelos riscos à saúde que a convivência com esses animais pode oferecer.

Continua após a publicidade

O Brasil segue a mesma linha. Embora haja pessoas com ouriços em casa, a importação e comercialização deles é proibida pelo Ibama desde 1998. Mas isso não tira a fofura desses bichinhos – basta respeitar o espaço deles:

View this post on Instagram

A post shared by The World’s Cutest Adventures (@mr.pokee)

View this post on Instagram

A post shared by はりねずみのにこういのんつむ (@nicochan__uichan)

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.