Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

A fórmula do refrigerante tem cocaína

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 18 mar 2011, 22h00

Provavelmente não. Mas algumas pessoas acreditam que já teve. Antes de se indignar com essa afirmação, vale lembrar qual era o panorama da medicina no século 19, quando surgiu a fórmula da Coca-Cola. Naquela época, a coca (a planta, bem entendido) era tida como um fármaco milagroso. Foi um químico alemão quem conseguiu isolar de suas folhas o extrato de cocaína. Logo, seus poderes terapêuticos começaram a ser difundidos para o tratamento das mais diversas doenças, de asma a histeria. Até como anestésico local a cocaína chegou a ser utilizada naquela época.

Décadas mais tarde, o farmacêutico americano John Styth Pemberton criou a fórmula da bebida que seria batizada de Coca-Cola. Segundo alguns relatos, ela continha cocaína (60 miligramas em cerca de 240 mililitros). Naquela época, ainda não se conheciam seus efeitos danosos nem se desconfiava de que poderia levar à dependência química. Uma vez estabelecida essa relação, a substância teria sido retirada da fórmula, no início dos anos 1900. Quem conta a história é Pedro Eugênio Mazzucchi Ferreira, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e um dos autores de Cocaína: Lendas, História e Abuso, artigo publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria. Nada disso, claro, tem confirmação oficial. Segundo a assessoria da marca, “a fórmula da Coca-cola é o segredo industrial mais bem guardado do mundo. Exatamente por isso a empresa não comenta esse assunto”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.