Clique e assine a partir de 8,90/mês

Boa parte dos médicos admite esconder coisas – e alguns já mentiram aos pacientes

Por Fernanda Ferrairo e Bruno Garattoni - Atualizado em 27 nov 2019, 12h21 - Publicado em 4 ago 2016, 17h07

20 SEGREDOS QUE OS MÉDICOS NÃO CONTAM
NÚMERO 6 | TODOS OS OUTROS

“Todos os erros médicos significativos devem ser revelados aos pacientes.” Esse era um dos itens de um questionário respondido por 1.891 médicos americanos. 65,9% escolheram a opção “concordo totalmente”. Os demais, 34,1%, preferiram a outra opção: “concordo em parte ou discordo”.

O questionário também perguntava: “No último ano, você deixou de informar plenamente um paciente?”. 19,9% admitiram que sim. Além disso, 28,4% assinalaram ter “revelado, intencionalmente ou não, informações dos pacientes para uma pessoa não autorizada” – e 11% confessaram ter dito alguma mentira a um paciente no ano anterior.

O próprio estudo aponta a principal causa: medo de ser processado. Ele é mais forte nos EUA, mas também é debatido entre os médicos brasileiros – que se referem a ele como “judicialização da medicina”. Um grande entrave na relação médico-paciente – que deveria ser pautada pela confiança absoluta.

Fonte: Survey Shows That At Least Some Physicians Are Not Always Open Or Honest With Patients. Lisa Iezzoni e outros, Harvard Medical School.

Publicidade