GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Chá verde emagrece

Nas prateleiras dos supermercados, nas geladeiras das lanchonetes, na padaria, no restaurante, em qualquer lugar: basta procurar e lá está a latinha de chá verde, pronta para consumo. Os que se preocupam com a saúde garantem: é a bebida mais saudável do mundo. E ainda por cima ajuda a emagrecer!

O chá verde (Camellia sinensis) contém substâncias estimulantes – a mais conhecida delas é a cafeína – que elevam os batimentos cardíacos e aceleram o metabolismo, o que poderia colaborar com a perda de peso. Mas esse aumento, na verdade, é mínimo. Veja só: para que uma pessoa que consome 1 500 calorias por dia começasse a sentir os efeitos de emagrecimento, seria preciso beber de 4 a 5 xícaras diariamente, por um período de pelo menos 3 meses. E todos esses litros de chá não trariam um resultado tão significativo assim: estima-se que, em um ano, o indivíduo perderia, no máximo, 2 ou 3 quilos.

Vamos supor que, mesmo assim, você topasse a parada. Acontece que o consumo diário recomendado pelos especialistas é de, no máximo, 3 xícaras. Quem bebe mais do que isso está sujeito a uma série de efeitos colaterais, desde irritação da mucosa gástrica até dor de cabeça, ansiedade, irritabilidade e insônia.

Que é uma bebida saudável, ninguém duvida: o chá verde ajuda a combater os radicais livres que levam ao envelhecimento precoce. Além disso, a bebida aumenta a elasticidade das artérias, prevenindo a arteriosclerose, e atua na diminuição do LDL, o mau colesterol. Mas uma xícara por dia é mais do que suficiente. Detalhe: para aproveitar ao máximo os benefícios da Camellia sinensis, o melhor é ignorar as latinhas e fazer uma uma infusão com folhas secas. Basta aquecer 600 mililitros de água (sem deixar ferver), desligar o fogo e acrescentar 4 colheres de chá da erva. Tampe por 5 minutos, coe e beba em seguida.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.