Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Coca-cola com café deixa você acordado

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h06 - Publicado em 18 mar 2011, 22h00

Quer experimentar? Vá em frente. Tome o café, entorne o refrigerante e tente ficar acordado a noite inteira para terminar aquele trabalho inadiável. A dobradinha não vai funcionar. Nem mesmo aumentando a dose de cada uma das bebidas. “Embora ambas contenham cafeína, um poderoso estimulante do sistema nervoso central, elas não agem em sinergia”, explica o nutrólogo Durval Ribas Filho. Ou seja, tomar as duas ao mesmo tempo não eleva seu potencial de ação. Em vez de aumentar o pique, essa mistureba vai é deixar seu estômago embrulhado.

Para afastar o sono, o café sozinho dá conta do recado. Um estudo americano da Faculdade de Medicina da Universidade Harvard mostra que, para obter a mesma quantidade de cafeína presente em duas xícaras, você teria que tomar 7 xícaras de chá ou 7 latas de bebida à base de cola. Não dá para precisar qual a quantidade necessária para deixar alguém em estado de alerta, pois isso depende da sensibilidade de cada um. Mas sabe-se que uma dosagem variando de 100 a 1000 miligramas de cafeína por dia (o equivalente a 1 até 7 xícaras) melhora o humor, a sociabilidade, a autoconfiança, a energia e a motivação para o trabalho. Esses benefícios, porém, são restritos aos bebedores frequentes de café. Quem não está habituado à bebida pode, ao contrário, ter crises de ansiedade e mal-estar. A melhor estratégia para ficar acordado por mais tempo, dizem os pesquisadores, é consumir pequenas porções ao longo do dia, e não tomar baldes da bebida quando o sono apertar. De novo, moderação é a palavra-chave.

Melhor ficar apenas no café: duas xícaras da bebida têm o mesmo nível de cafeína que 7 latas de coca-cola.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.