“Colocar sal na comida aumenta em 28% o risco de morte, diz estudo”. Não é bem assim…
Sal demais faz mal à saúde. Mas a manchete acima, que se espalhou pela internet, é baseada num trabalho científico bem falho. Veja por que.
O que a notícia dizia:
As pessoas que têm o hábito de salgar a comida na mesa correm maior risco de morte prematura. Foi o que concluiu um estudo que acompanhou 500 mil ingleses ao longo de uma década.
Qual é a verdade:
Sal em excesso faz mal. Fato. Mas o tal estudo (1) tem um problema. Segundo ele, as pessoas que colocavam sal na comida eram mais gordas, bebiam mais, faziam menos exercício, tinham maior incidência de diabetes e doenças cardiovasculares, comiam menos frutas e verduras e tinham renda mais baixa.
Talvez tenha sido tudo isso, e não o sal em si, que causou mais mortes. Os dados do estudo também têm um ponto estranho: no grupo que supostamente usava mais o saleiro, houve menor incidência de hipertensão (doença que é um efeito clássico do consumo exagerado de sal).
Fonte 1. Adding salt to foods and hazard of premature mortality. L Qi e outros, 2022.
O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie







