Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Comida engorda mais do que você pensa

Estudo mostra que os cardápios de restaurantes e lanchonetes estão errados - indicam 100 calorias a menos, em média, do que cada prato realmente contém

Por Marcos Ricardo dos Santos Atualizado em 3 jun 2017, 14h09 - Publicado em 13 out 2011, 22h00

Você sempre dá uma olhadinha no valor calórico de cada prato antes de escolher o que vai almoçar? Pode estar sendo enganado. Essa é a conclusão de um estudo, que avaliou 269 pratos de 42 lanchonetes e restaurantes e constatou que a realidade é mais engordativa: em média, as comidas têm até 100 calorias a mais do que está indicado no cardápio. Parece pouco? Se você trabalha e almoça fora de segunda a sexta, é o suficiente para ganhar 3,5 kg por ano – sem nem sequer saber o porquê.

O mais interessante é que essa diferença é maior justamente entre os pratos considerados light (com 625 calorias ou menos). “Os cozinheiros acabam exagerando na quantidade de comida, justamente porque os pratos leves parecem menores”, diz Susan Roberts, doutora em nutrição humana e responsável pelo estudo, que foi realizado pela Universidade de Tufts (EUA). Já para quem gosta de comer bastante e não está nem aí, a pesquisa trouxe uma notícia boa. Os pratos com mais de 625 calorias têm valor energético inferior ao indicado no menu – em média, 10 calorias a menos.

Publicidade