GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como funciona: Sala de cirurgia

Do posicionamento da equipe à localização dos equipamentos, tudo é planejado para que os médicos façam o trabalho com a maior agilidade possível. Ainda assim, cirurgiões, enfermeiros e paciente chegam a ficar até 12 horas lá dentro no caso das operações mais complicadas.

Larissa Santana, Gabriel Gianordoli, André Bernardo e Rabisco Estúdio

1. Cirurgião principal

Comanda a operação e fica ao lado da mesa, próximo ao órgão operado. Pode realizar os procedimentos ou só definir como a equipe deve fazê-los.

2. Cirurgião assistente

Tem o melhor acesso ao órgão que será operado, de frente para o cirurgião principal. Faz incisões e suturas, corta fios e afasta órgãos para facilitar à intervenção.

3. Anestesista

Aplica a anestesia e monitora o nível de consciência do paciente, administrando o tubo que lhe fornece oxigênio. Por isso, deve ficar na cabeceira da mesa.

Auxiliares

4. Instrumentador

Entrega os instrumentos aos médicos.

5. Enfermeiro-chefe

Prepara a sala e auxilia em eventualidades – opera o desfibrilador, por exemplo.

6. Circulante

Cuida dos artigos descartáveis, como gaze e algodão.

Fontes Cláudia Araújo, enfermeira responsável pelo centro cirúrgico do Hospital Pró-Cardíaco/RJ; Marcelo Dibo, diretor executivo do Hospital Badim/RJ, Pedro Portari Filho, secretário-geral do Colégio Brasileiro de Cirurgiões/CBC; Ricardo Lima, coordenador do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Samaritano/RJ; e Tomaz Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.


Reportagem fotográfica