PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Como funcionam as Eliminatórias?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h12 - Publicado em 30 jun 2002, 22h00

A Copa de 1930 não precisou de Eliminatórias: poucos países se dispuseram a viajar até o Uruguai. Da Europa, apenas Romênia, Iugoslávia e França deram as caras. Assim, todo mundo que quis, participou. A Copa teve apenas 11 inscritos. A partir de 1934, a coisa se complicou. Foi preciso disputar alguns jogos antes de definir os 16 participantes previstos. Até a Itália, país-sede, teve que enfrentar a Grécia para garantir o direito de jogar em seu próprio Mundial! Outro caso esdrúxulo foi o das seleções de México e Estados Unidos, que viajaram até a Itália para lutar por uma vaga jogando entre si. Os mexicanos encararam vários dias de navio, perderam e embarcaram de volta para casa!

Aos poucos, com o aumento do número de países inscritos, as Eliminatórias tornaram-se mais complexas. Cada confederação continental organiza a sua. São seis: Conmebol (América do Sul), Concacaf (América do Norte e Central), Uefa (Europa), AFC (Ásia), CAF (África) e OFC (Oceania). Quase sempre os times são divididos em grupos de quatro, cinco ou seis, e disputam a vaga em fases sucessivas, com repescagens, mata-mata etc. Para as Eliminatórias de 1998, a América do Sul adotou o sistema de turno e returno, com pontos corridos, entre suas dez seleções.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.