Pode ser ao acordar, por uma posição infeliz no travesseiro. Pode ser na hora do café, após uma tarde de postura ruim. Pode ser horas depois de uma atividade física – ou na hora, devido a um movimento brusco. Mas uma coisa é certa: o torcicolo sempre aparece quando você menos espera.
O torcicolo é uma contratura muscular, um “mau jeito” na região do pescoço, que acaba entortando a cabeça para o lado contrário ao lesionado. Quando ele vem, o jeito é ter paciência: o recomendado é repouso e imobilização do local, além de compressas quentes, durante 2 ou 3 dias.
Mas prevenir é fácil: alongamento. Exercícios regulares colaboram nesse sentido, mas, se você não tem esse hábito, tente pelo menos fazer de vez em quando os passos ilustrados abaixo.
Sobe e desce
Com os braços junto ao corpo, erga o queixo e depois desça ele até o peito. Repita este movimento 5 vezes, vagarosamente.
Estica e puxa
Estique o pescoço para frente, coloque a mão atrás da cabeça e puxe para baixo até sentir um leve desconforto. Segure esta posição por 5 segundos.
Mão na orelha
Passe o braço sobre a cabeça e puxe para o lado até sentir resistência. Inverta o lado. Repita este movimento 5 vezes, vagarosamente.
180°
Gire a cabeça pra esquerda, o máximo que conseguir. Depois gire para a direita. Repita os dois movimentos 5 vezes. Pronto – agora nenhum torcicolo vai te pegar.