Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Crianças engordam mais durante as férias

Excessos na alimentação e pouca atividade física estariam por trás dos quilos extras após as semanas de descanso

Por Vand Vieira, de Saúde Atualizado em 20 jul 2017, 14h38 - Publicado em 20 jul 2017, 14h31

Contrariando quem joga a culpa nas escolas pelos índices de sobrepeso e obesidade infantis, um estudo capitaneado pela Universidade do Texas indica que é durante as férias de julho que garotos e garotas dos Estados Unidos ganham mais peso.

Por três anos, os pesquisadores acompanharam 18170 crianças e observaram que as taxas de sobrepeso e obesidade saltaram de 23,3% e 8,9% para 28,7% e 11,5%, respectivamente. Detalhe: a balança só apontava alterações relevantes depois da pausa no período letivo.

  • “Como por aqui essas férias caem no inverno, o risco de engordar é maior devido à tendência de ficar em casa”, compara Thaisy Garcia, nutricionista do Centro de Obesidade Infantil, em Campina Grande (PB). É crucial, portanto, ajustar a alimentação e estimular a movimentação da criançada.

    Estratégias que evitam o ganho excessivo de peso

    Em casa
    Regule as horas em frente à televisão e ao computador e incentive brincadeiras que colocam o corpo em movimento.

    No supermercado
    Aproveite o tempo livre para levar os pequenos às compras e demonstre, de maneira lúdica, como fazer boas escolhas.

    No clube
    Procure lugares que ofereçam natação, futebol, dança, vôlei ou outros esportes adequados ao público infantil.

    Na cozinha
    Peça a ajuda da garotada no preparo dos alimentos. Só não vale descuidar da segurança ao botar a mão na massa, ok?

    Continua após a publicidade

    Trocas que driblam ciladas engordativas

    Refrigerante por suco natural ou água aromatizada

    Salgadinho por pipoca caseira sem manteiga

    Hambúrguer por sanduíche de frango cozido desfiado

    Batata frita por chips de batata-doce assados

    Biscoito recheado por salada de frutas

    Este conteúdo foi originalmente publicado em Saúde

    Continua após a publicidade
    Publicidade