Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Dá para repor vitamina B12 tomando energético?

Muitos energéticos têm mais que o dobro da quantidade diária recomendada da vitamina; mesmo assim, a substituição não é recomendada.

Por Bela Lobato
Atualizado em 30 jun 2024, 13h59 - Publicado em 29 jun 2024, 16h00

Mais ou menos. De qualquer forma, não é recomendado.

A vitamina B12 é responsável pela manutenção e desenvolvimento de funções do sistema nervoso central, e auxilia no metabolismo dos carboidratos e proteínas. Quando em falta, pode causar fadiga, falta de ar, dormência, falta de equilíbrio e problemas neurológicos, incluindo de memória.

A B12 é a vitamina mais quimicamente complexa, e só pode ser obtida naturalmente por meio de alimentos de origem animal. Mas alguns alimentos são enriquecidos com a versão sintética da vitamina e chegam a ter o dobro da dose diária recomendada de B12, como é o caso dos energéticos.

Esses produtos adicionam vitaminas e minerais como uma medida de marketing, especialmente porque, até onde se sabe, não há riscos de consumo excessivo ou intoxicação por vitamina B12. “A vitamina B12 é muito muito bem tolerada pelo nosso organismo, e o que não for absorvido vai ser excretado”, diz a professora de nutrição na Universidade Federal de Goiás Cristiane Cominetti.

Foi ler a tabela nutricional da bebida que fez algumas pessoas se questionarem: dá para repor vitamina B12 tomando energético?

Continua após a publicidade

A resposta curta é não. A longa é: mais ou menos. Nas redes sociais, algumas pessoas argumentam que sim, e que até substituíram o esquema complicado de reposição de B12 via injeção intramuscular por beber um latão por dia. Mas, se sua mãe não te disse isso há uns 15 anos, eu digo: é preciso ter cuidado antes de confiar no que desconhecidos dizem na internet.

A tabela nutricional do energético Monster sabor tradicional está na imagem abaixo como exemplo. Em 200 ml, há 2,4 microgramas de vitamina B12, que já é exatamente o valor diário recomendado pelos nutricionistas. Acontece que a lata tem mais de 400 ml, totalizando mais que o dobro da quantidade diária ideal.

Tabela nutricional do energético Monster Energy Green

Continua após a publicidade

Parece muito, mas a injeção para quem tem deficiência da vitamina contém 5 mil microgramas – ou seja, mais de 2 mil vezes do que o encontrado em uma lata. Isso porque o organismo que está com deficiência de B12 precisa dessas quantidades absurdas para conseguir aproveitar alguma coisa, e, no final, só uma fração é absorvida.

Cominetti explica que a vitamina sintética do latão até pode ser absorvida, mas é preciso considerar os outros ingredientes da bebida, como açúcares, cafeína, gás e conservantes. Com um consumo excessivo ou inadequado, os ingredientes podem causar males como gases, diarreia e ganho de peso.

Na prática, o que isso quer dizer é: você até absorve um pouco de vitamina B12 quando vira um latão de energético antes de estudar, mas não chega nem perto de ser o suficiente caso seu corpo esteja com deficiência da vitamina. Muito menos compensa os outros impactos que o consumo inadequado dessas bebidas pode causar na sua saúde.

Continua após a publicidade

Se você estiver em dúvida sobre a qualidade da sua nutrição, é importante consultar um médico ou nutricionista e ter os exames em dia. E, de preferência, não se aconselhar com base no Twitter.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.