Demodex: conheça os aracnídeos que moram nos poros do seu rosto
Existem até cinco ácaros em cada centímetro quadrado da sua pele. De noite, sua face vira o motel desses bichinhos.
Não há porque ser egoísta com os seus pertences. Afinal, nem o seu corpo é só seu: compartilhamos essa carcaça com milhares de bactérias, vírus, protozoários, fungos e outros microrganismos. Eles fazem parte do microbioma do seu intestino, da boca e de onde mais imaginar.
Um dos bichos mais estranhos que vivem em nós são provavelmente os ácaros do gênero Demodex. Eles são aracnídeos – ou seja, animais – minúsculos que moram nos poros do rosto e folículos capilares. Existem mais de cem espécies de demodex, mas apenas duas vivem em humanos: Demodex folliculorum e Demodex brevis.
Fique tranquilo de que você nunca vai vê-los a olho nu: esses ácaros têm o corpo transparente e medem de 0,15 a 0,3 milímetros de comprimento. Possuem oito pernas curtas e escamas para se agarrar à pele. Os demodex se alimentam de células mortas e gordura liberada pelas glândulas sebáceas.
Os D. folliculorum são maiores e mais abundantes no rosto. Cada cm² da sua pele pode abrigar até cinco animais. Eles podem ser encontrados em todo o rosto, mas têm preferência pelo nariz, queixo, cílios e sobrancelhas.
Praticamente todas as pessoas têm ácaros no rosto. Uma exceção são os bebês, que não produzem muitos hormônios e sebo. Eles adquirem os demodex ao longo da vida, principalmente por meio do contato físico com familiares.
Motel microscópico
Durante a noite, quando você está dormindo, seu corpo libera um hormônio chamado melatonina. Esse é o sinal que os ácaros esperam para saírem dos poros e começarem a andança pelo seu rosto. Eles se movem a aproximadamente um centímetro por hora.
O objetivo da peregrinação é, principalmente, encontrar parceiros sexuais nos buracos vizinhos. Isso só rola à noite, já que esses animais não têm proteção contra a radiação UV.
Tanto os machos quanto as fêmeas têm uma abertura genital, o que possibilita a fecundação interna. O rala e rola acontece (literalmente) na sua cara. Os ovos resultantes são colocados dentro do folículo ou do poro, onde as larvas se desenvolvem ao longo de três a quatro dias.
Após os ovos eclodirem, os ácaros demoram uma semana para chegarem à vida adulta. Eles vivem mais duas semanas e morrem no seu rosto mesmo, onde são decompostos.
Preciso me preocupar?
A infestação de ácaros na pele é normal, e ocorre em diversos mamíferos. Os cães, por exemplo, são cheios de Demodex canis. Já a espécie que mora nos gatos se chama
Demodex cati. É provável que esse gênero de aracnídeo tenha evoluído junto com os mamíferos.
Os demodex podem ser um problema para quem tem alguma doença autoimune, em que o corpo reage exageradamente à presença dos ácaros, gerando inflamação da pele. Pesquisadores também já encontraram um grande número de demodex em áreas afetadas por rosácea – mas ainda não está claro se a infestação por ácaros causa rosácea, ou se a rosácea atrai ácaros.
O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro







