Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Descoberta a fonte da juventude: uma bactéria

Micro-organismo produz um remédio capaz de frear os mecanismos de envelhecimento das células - e prolongar artificialmente a vida de animais saudáveis

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h35 - Publicado em 12 mar 2011, 22h00

Bruno Garattoni

Experiências feitas nas universidades do Texas e de Michigan apontaram que a rapamicina (Rapamune), droga atualmente utilizada em transplantes de órgãos, tem o poder de estender milagrosamente a vida – ratos que tomaram o remédio viveram até 14% a mais. Isso acontece porque a rapamicina inibe um mecanismo chamado mTOR, responsável pela divisão, multiplicação (e envelhecimento) das células. Mas essa droga, que é produzida pela bactéria Streptomyces hygroscopicus, encontrada no solo da ilha de Páscoa, tem um efeito colateral: enfraquece o sistema imunológico. Por isso, os cientistas enfatizam que ninguém deve tomar o remédio por conta própria. “A descoberta é importante porque abre caminho para o desenvolvimento de drogas que ajam mais especificamente, sem efeitos colaterais”, explica a bióloga Lynne Cox, da Universidade de Oxford.

14% é quanto os ratos que tomaram a droga viveram a mais (o equivalente a 10 anos em idade humana).

Descoberta a fonte da juventude: uma bactéria