GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Diabéticos ainda não podem dispensar a injeção

?Por que a insulina não pode ser tomada pela boca?

!Diabéticos sofrem de excesso de açúcar no sangue e tomam um hormônio chamado insulina para eliminá-lo. As doses têm que ser precisas, porque o remédio é potente. A injeção garante uma dosagem exata diretamente na corrente sanguínea. “Não dá para tomar pela boca porque os ácidos digestivos do estômago destroem a insulina antes de ela chegar ao sangue”, explica o professor de Endocrinologia Antonio Carlos Lerário, da Universidade de São Paulo. Cientistas japoneses estão desenvolvendo uma insulina para ser tomada por via oral. Eles a revestem com um gel que se contrai na presença do suco gástrico (veja ao lado), isolando o remédio no ambiente ácido do estômago. Ao chegar ao intestino delgado, o gel se dilata e libera a insulina. Funciona bem em ratos. Mas falta saber se a droga resiste totalmente à acidez estomacal humana.

Insulina gelatinosa

Veja como funciona o hormônio para ser tomado pela boca.

1. A insulina, envolta por um gel, está pronta para ser ingerida. Os poros do envoltório estão abertos.

2. Ao chegar ao estômago, a acidez do suco gástrico causa contração nos poros do gel, protegendo a insulina que está dentro.

3. No ambiente menos ácido do intestino delgado, o gel volta a relaxar e dilata os poros, liberando o medicamento no sangue.