GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

E se os homens menstruassem?

Ser um homem feminino não fere o lado masculino. Mas acrescenta algumas curvas.

O corpo masculino seria mais parecido com o feminino. Para começar, o homem teria útero, ovário e trompa uterina. Afinal, as mulheres menstruam por causa de seu sistema reprodutor. Mas o corpo também mudaria por fora. Cinturinha de pilão não seria atributo exclusivo de mulher – o homem teria suas curvas. Os maiores culpados por essas mudanças seriam o estrogênio e a progesterona, os hormônios femininos que coordenam o ciclo menstrual. Eles conviveriam com a testosterona, responsável por traços masculinos, como os pelos do rosto. Isso significa que encontrar um homem barbado com seios na rua não seria nada estranho.

Parece maluco, mas não é tanto. Um homem menstruado seria resultado de uma mudança na trajetória da evolução da nossa espécie. O corpo do homem e o corpo da mulher se diferenciaram ao longo da seleção natural. Para prosperar, não bastava ser mais esperto para conseguir comida ou mais forte para se impor no grupo. Era necessário também ter os sinais que mais atraíam o sexo oposto para reproduzir e espalhar os genes. E assim o corpo dos dois grupos foi se moldando. Mas esse processo não foi assim tão exato. “Mamilos são úteis só para mulheres, mas foram mantidos no homem mesmo sem função”, diz Diana Fleischman, pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte.

Só que a menstruação daria muito mais dor de cabeça aos homens do que os mamilos. A mente sofreria com os altos e baixos trazidos pelo ciclo menstrual. E, lá por volta dos 50 anos, eles sentiriam tanto os sintomas da menopausa como os da andropausa, que respectivamente reduzem a quantidade de hormônios femininos e masculinos no corpo. Até que teria gente gostando dessa história toda: fabricantes de absorventes e de sutiãs, que venderiam seus produtos para muito mais gente.

Ser um homem feminino…

…Não fere o lado masculino. Mas acrescenta algumas curvas

Pai desnaturado
Pesquisadores dos EUA descobriram que ratos machos eram mais agressivos com a cria quando tinham mais progesterona no corpo. E acreditam que o mesmo pode valer para os homens. Nesse caso, a progesterona criaria pais menos atentos e cuidadosos com os filhos.

Animadinho
“Assim como a testosterona no homem, o estrogênio aumenta o desejo da mulher, a deixa mais sujeita ao flerte”, diz Kristina Durante, pesquisadora da Universidade de Minnesota. Com os dois hormônios no corpo, o homem dobraria essa carga sexual.

Unidos da TPM
Alguns dias antes da menstruação cai o nível de serotonina, um neurotransmissor com influência direta no humor. E por isso as mulheres podem ficar mal-humoradas. Os homens também passariam por esses dias de fúria do corpo. A TPM seria um mal igualitário, vivido por todos.

Corpão violão
O homem tem voz mais grossa, pelos no rosto, músculos maiores do que as mulheres por causa da testosterona produzida pelos testículos. Já os seios, os quadris largos, o depósito de gordura nas coxas e nos glúteos vêm do estrogênio, formado no ovário. Nosso hipotético homem menstruador teria ambos.

Fontes: Carolina Ambrogini, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo; Kristina Durante, pesquisadora da Universidade de Minnesota; Diana Fleischman, pesquisadora da Universidade da Carolina do Norte; IBGE; Nielsen; Progesterone Receptors Mediate Male Aggression Toward infants, Johanna S. Schneider e outros; Ovulation, Female Competition, and Product Choice: Hormonal Influences on Consumer Behavior, Kristina M. Durante e outros.