PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Eta Cafezinho bom!

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h04 - Publicado em 26 jun 2009, 22h00

Se você é daqueles que se gabam de estar prontos para o que der e vier (principalmente o trabalho) toda manhã, depois de um simples cafezinho, atenção: muito provavelmente você é um viciado em café, ou melhor, cafeína. Sua incapacidade de fazer qualquer coisa ao acordar, antes da primeira xícara, é um sinal da crise de abstinência que aflige qualquer viciado quando fica algum tempo sem o prazer do seu vício amigo. No caso, uma noite inteira de sono sem nenhuma “xicrinha”. É o que garante Peter Rogers, chefe dos pesquisadores de Psicobiologia dos Instituto de Pesquisa em Alimentação de Reading, na Inglaterra. “Embora muita gente pense que o cafezinho estimula o cérebro, na verdade ele apenas devolve o desempenho à normalidade.”
Rogers acredita que a pesquisa ajuda a entender por que tantas pessoas precisam desses estimulantes matinal. Mas nada acrescenta para quem quer saber por que as pessoas ficam dependentes dessa “bebida de gosto tão amargo, sobretudo de manhã.” Estudos anteriores sugerem que tanto pode ser a pressão pelo sucesso profissional quanto o exemplo dos pais, em casa. De tudo isso, Roland Griffiths, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, Estados Unidos, conclui: “É evidente que a cafeína produz dependência, quando usada cronicamente”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.