Oferta Mês dos Pais: Receba Super em Casa por 9,90

“Jejum intermitente aumenta risco de infarto”. Não é bem assim…

Essa notícia correu a internet. Mas se baseia em dados altamente questionáveis. Veja por quê.

Por Bruno Garattoni Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 30 abr 2024, 16h00 | Atualizado em 4 jun 2026, 16h01
“Jejum intermitente aumenta risco de infarto”. Não é bem assim… Priorizar nos meus resultados Google

O que a notícia dizia
Fazer jejum intermitente, restringindo a alimentação a um determinado período do dia, aumenta em 91% o risco de morte por doenças cardiovasculares. É o que afirma um estudo chinês apresentado em um congresso da American Heart Association.

Qual é a verdade
Primeiro, não há estudo: os cientistas ainda não publicaram nada, só apresentaram informalmente os dados. Há problemas evidentes neles. Os voluntários só registraram seus hábitos alimentares durante dois dias, pouquíssimo tempo.

Continua após a publicidade

E a correlação estatística é fraca: as pessoas que restringem sua alimentação a um período de 8h diárias (o grupo que teve 91% mais infartos) correspondem a uma parcela muito pequena, apenas 2%, dos voluntários entrevistados.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Fundo bege claro com um canto de parede à esquerda e uma superfície horizontal marrom na base. No canto superior direito, um ícone de árvore estilizada em azul escuro.Fundo texturizado em tom pêssego claro, com uma sombra vertical escura no lado esquerdo e uma pequena árvore azul escura no canto superior direito
ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Básico

Enquanto você lê isso, o mundo muda — e quem tem Superinteressante Digital sai na frente.
Tenha acesso imediato a ciência, tecnologia, comportamento e curiosidades que vão turbinar sua mente e te deixar sempre atualizado.
De: R$ 14,99/mês Apenas R$ 2,99/mês
OFERTA MÊS DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Premium

Superinteressante todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês. Após esse período a renovação será de 118,80/ano (proporcional a R$ 9,90/mês).