Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Laxante, selênio e alguns gases

Um pó com muito carboidrato e alguma proteína promete substituir duas refeições do seu dia. Qual o truque dos shakes para controlar sua fome? Encher você de ar

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h30 - Publicado em 1 Maio 2011, 22h00

Paulo Gama

O alimento – Maltodextrina

Saco vazio não para em pé, certo? Até fica, se estiver inflado – é com base nessa ideia que os shakes são feitos. Para substituir as refeições, eles têm muito carboidrato, ou maltodextrina, no caso. Produzido a partir do amido de milho, esse ingrediente é digerido devagarinho pelo organismo, o que garante energia ao corpo no período em que você deveria estar se alimentando. Por isso a maltodextrina é a rainha dos suplementos consumidos por maratonistas e marombeiros.

Os gases – Albumina

Outra velha conhecida dos puxadores de ferro, a albumina é a proteína da clara de ovo (aqui, extraída da clara desidratada). Se por um lado fornece uma variedade de aminoácidos à mistura, por outro é responsável pelo mais desagradável dos efeitos colaterais: o excesso de gases, produzidos durante o processo de digestão. A dose de proteína da mistura ainda é reforçada por leite em pó e soro de leite, mas, mesmo assim, passa longe de valer por um bifinho: corresponde a só 10% de um bife de alcatra.

O marketing – Vitaminas e minerais

Em um prato de comida, nutrientes vêm incluídos. Mas no shake é preciso adicioná-los, pra ninguém falar que a refeição é pobre em vitaminas e minerais. Aqui a dose tem 23 ingredientes, como ferro e selênio. Este último aparece também em painéis solares, porque ajuda a converter a luz em energia.

Continua após a publicidade

A mágica – Goma guar

Fibra solúvel extraída do guar, uma planta originária da Índia. Já no copo ela começa a desempenhar a sua função: dar mais consistência ao shake. Mas a goma só atinge seu máximo de viscosidade duas horas depois de hidratada. A essa altura ela já estará no seu estômago, promovendo a mágica sensação de barriga cheia.

O laxante – Farinha de aveia

Esse punhado de nutrientes desidratados sem fibras ingeridos na forma líquida podem deixar o intestino preguiçoso, já que ele praticamente não vai ser requisitado. É aí que entra a farinha de aveia: suas fibras não solúveis ajudam a aumentar o volume do bolo fecal e a manter, digamos, sua regularidade intestinal.

Continua após a publicidade

O tempero – Corantes e aroma artificiais

Junte todos esses ingredientes e imagine o gosto da mistura: até um prato de chicória seria mais atraente. Mas tudo pode ser facilitado por sabores como morango, baunilha ou chocolate, graças a uma dose generosa de aromatizantes e corantes. O sabor doce também é artificial, mas pelo menos não engorda.

Fontes Agência Nacional de Vigilância Sanitária; Comitê de Aditivos Alimentares da OMS e da ONU (JECFA); Daniella Tolari, nutricionista responsável pelo produto; Maricê Nogueira de Oliveira, bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP; e Samantha Andrade, nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.