Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

O gene da diabete senil

A equipe do geneticista Daniel Cohen descobriu o gene responsável pela diabete senil.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h39 - Publicado em 30 jun 1992, 22h00

A equipe do geneticista Daniel Cohen, do CEOH – Centro de Estudos de Polimorfismo Humano, de Paris descobriu o gene responsável por uma forma de diabete, a não-insulino-dependente, também conhecida por diabete senil, por que suas vítimas costumam ter mais de 40 anos. Elas não precisam de constantes injeções de insulina para sobreviver, como os que têm a chamada diabete juvenil. Na realidade, entre os cerca de 200 milhões de diabéticos existentes no mundo, nove em cada dez casos são da forma senil da doença.

Depois de examinar o DNA de 3.000 diabéticos, os cientistas encontram o gene comandante da produção da glucoquinase, uma proteína que regula a taxa de açúcar no sangue. Qualquer defeito nesse gene faz com que, a longo prazo, as moléculas de glucoquinase saiam defeituosas e ineficientes. “Nos próximos meses, seremos capazes de diagnosticar se uma pessoa possui ou não a tendência de se tornar diabética”, garante o professor Philipe Froyel, do CEPH. O passo seguinte será desenvolver uma nova terapia, capaz de ativar artificialmente a glucoquinase.