Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O lado mau do colesterol bom

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 4 jul 2009, 22h00

O “bom” colesterol também tem seu lado bandido. Até agora ele era tido como um bom protetor contra doenças cardíacas ao transportar o “mau” colesterol – lipoproteínas de baixa densidade que entopem os vasos sanguíneos – para ser decomposto no fígado.
Mas, segundo uma equipe de cientistas liderada por Craig Warden, da Universidade da Califórnia, o “bom” colesterol – lipoproteínas de baixa densidade que entopem os vasos sanguíneos – para ser decomposto no fígado. Mas, segundo uma equipe de cientistas lideradas por Craig Warden, da Universidade da Califórnia, o “bom” colesterol – lipoproteínas de alta densidade –, dependendo de sua composição, pode ser nocivo ao organismo.
Para provar isso, os pesquisadores escolheram uma das substâncias que compõem p “bom” colesterol e iniciam experiência com animas. Alteraram geneticamente um grupo de ratos para que produzissem APOA-II em grandes quantidades. Resultado: os Bichos apresentam mais aterosclerose que seus companheiros normais, apesar de consumir pouca gordura.
Os cientistas acreditam que a APOA-II deve bloquear a ação das enzimas que carregam o “mau”colesterol, favorecendo seu acúmulo nas veias. Isso os levou a concluir que um “bom” colesterol com altos níveis de APOA-II é tão prejudicial ao organismo quanto o “mau”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.