Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

O que é ataxia de Friedreich, doença da medalhista paralímpica Giovanna Boscolo

Boscolo, que também foi atriz em "Chiquititas", ganhou o bronze em lançamento de club; entenda o que é a doença neurodegenerativa que a acomete.

Por Eduardo Lima
2 set 2024, 18h00

Giovanna Boscolo conquistou, na última sexta, 29, a medalha de bronze por lançamento de club nas Paralimpíadas de Paris. A atleta de 22 anos estava competindo na classe F32, e foi dormir sem saber se tinha ganhado ou não. A confirmação do pódio só veio na madrugada do sábado, depois que a polonesa Roza Kozakowska perdeu o ouro por alterações na cadeira e “uso do equipamento de forma irregular”.

A medalhista de bronze ainda vai participar da competição de arremesso de peso nos Jogos Paralímpicos. Ela começou a treinar atletismo paralímpico em outubro de 2023. Antes de ser atleta paralímpica, Giovanna – que é formada em biomedicina – atuou como modelo e atriz na novela infantil Chiquititas

Mas ela não começou a praticar esportes no ano passado. Giovanna começou a participar de competições de ginástica aeróbica aos 11 anos. Ela foi campeã brasileira em 2014, e em 2015 recebeu o diagnóstico de ataxia de Friedreich (AF). Mas o que é a doença? A gente te explica.

Entenda a doença

Ataxia é uma palavra com origem grega que significa “sem coordenação”. A falta de controle sobre os movimentos voluntários e o equilíbrio do corpo pode ser causada por danos no cérebro, nos nervos e nos músculos.

No caso da ataxia de Friedreich, o corpo começa a ter dificuldades para decodificar uma proteína mitocondrial que aparece no metabolismo do ferro, a frataxina. A doença neurodegenerativa (ou seja, que ataca os nervos) é progressiva, começando nos membros inferiores e depois passando para os superiores. Chega um momento que é até difícil manter a coluna ereta.

Continua após a publicidade

Quem descobriu a doença hereditária foi o neurologista alemão Nicholaus Friedreich, em 1863. Se você tem um filho com ela, há uma chance de 25% que a próxima gravidez também seja de uma criança com AF. A ataxia aparece cedo, entre os 5 e 15 anos, por causa de uma mutação no cromossomo 9. Ela também é rara, com cerca de dois casos a cada cem mil habitantes. 

A falta de coordenação motora é o principal sintoma da AF. Ela também pode evoluir para surdez, cegueira e perda de sensibilidade nos membros afetados. Além de tudo isso, os pacientes têm mais chances de desenvolver diabetes e problemas cardíacos. Até hoje, não há cura ou tratamento para esse tipo de ataxia.

Quem é diagnosticado com ela, como Giovanna, precisa de acompanhamento médico constante para melhorar a qualidade de vida como for possível.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.