GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O que é esse tal de arroz parboilizado?

Conheça o "ex-pré-cozido", um mistério das gôndolas

O estranhamento começa no nome: parboilizado. O adjetivo vem do inglês parboiled, que junta partial e boiled para expressar a ideia de parcialmente fervido.

Na verdade, até tentaram emplacar no Brasil o nome mais saboroso de “pré-cozido”, vetado pelo Ministério da Agricultura. Acontece que cozinhar é uma coisa, parboilizar é outra. Mais especificamente, é imergir o arroz em água aquecida a uns 50°C. Esse processo faz com ele mantenha os nutrientes do arroz integral (vitamina B, magnésio, fósforo e potássio) e, de brinde, ainda cozinhe um pouco mais rápido que o tradicional arroz branco.

Um arroz que é mais fácil de preparar, mais nutritivo e tem quase o mesmo gosto do branco. E mais caro, claro, uns 20% no saco de 5 quilos.

Dados nutricionais, a cada 100 g

Arroz branco

Fibras: 0,2 g
Proteínas: 7 g
Calorias: 120
Tempo de preparo: 25 min

Arroz parboilizado

Fibras: 0,5 g
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 112
Tempo de preparo: 20 min

 

Arroz integral

Fibras: 1 g
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 107
Tempo de preparo: 40 min

 

Fontes: Eleusa Germano, nutricionista vice-presidente da Associação Paulista de Nutrição, em São Paulo; Monica Inez Elias Jorge, da Faculdade de Saúde Pública da USP; Gilberto Amato, pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz e professor colaborador da Universidade Federal de Pelotas.