Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que seus olhos doem quando você olha para telas

Do dia de trabalho à maratona Netflix, os olhos pagam o preço pelas telas brilhantes que usamos. Mas um ritual simples pode evitar a fadiga ocular.

Por Ana Carolina Leonardi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 mar 2017, 19h46

Você provavelmente já sentiu a visão borrada depois de um longo dia olhando para a tela brilhante de um computador – e do celular, da televisão e do tablet nas horas vagas. Coceira e ressecamento também são sintomas de fadiga ocular, problema que aumenta com a idade e foi ficando mais comum com a quantidade de telas que lidamos no dia a dia.

Ao que tudo indica, o problema não parece ser permanente – mas pode dar dores de cabeça horríveis, que acabam com a sua produtividade (o que leva a mais tempo no computador). Tudo isso por causa de umas poucas piscadelas.

Piscar é um movimento automático que fazemos para manter os olhos hidratados. Fazemos isso entre 15 e 24 vezes por minuto. Só que seu corpo é esperto: se você está tentando se concentrar, ele não vai ficar passando as pálpebras na sua frente como dois pára-brisas frenéticos. A taxa de piscadas, então, cai, para 12 a 10 vezes por minuto.

Ao longo do dia, as células já ressecaram tanto que a recuperação fica mais difícil. Aí aparecem os sintomas, pelo menos até uma boa noite de sono e hidratação ocular.

Algumas coisas pioram a fadiga ocular, como o uso de lentes de contato e luz desbalanceada na tela. Quanto mais a luz do computador contrastar com a luz natural – seja muito mais clara, seja mais escura – mais difícil para os olhos.

Mas uma dica pode ajudar a aliviar os sintomas. Segundo o oftamologsita Rahul Khurana, em entrevista ao Business Insider, o segredo é seguir a regra do 20-20-20. A cada 20 minutos de tela, a ideia é voltar os olhos para um objeto que esteja a 20 pés (cerca 6 metros) de distância, e observá-lo por 20 segundos. Assim, o corpo tem tempo para se reajustar e piscar com um pouco mais de frequência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.