Qual a diferença entre a pneumonia asiática e a comum?

Ela pode ser causada por agentes como bactérias, fungos e vírus.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h39 - Publicado em 31 Maio 2003, 22h00

Helena Fruet

Pneumonia é o nome dado a vários tipos de infecção nos pulmões. Ela pode ser causada por agentes como bactérias, fungos e vírus. A forma mais freqüente de pneumonia é a bacteriana, também chamada de “pneumonia típica”. A versão da doença batizada de SARS (sigla em inglês para “síndrome respiratória aguda grave”) também ficou conhecida como pneumonia asiática, devido aos primeiros casos e focos da doença, desenvolvidos na Ásia, sobretudo na China.

A principal diferença entre as duas pneumonias é o agente causador. Na típica, uma bactéria: o pneumococo (Diplococcus pneumoniae). Na asiática, um vírus. Até agora, todos os estudos apontam que tal agente seja o coronavírus, um tipo altamente mutante do organismo, conhecido por causar gripes e infecções em aves e mamíferos. A pneumonia asiática é extremamente nova em humanos – por isso, apesar dos avanços diários da pesquisa científica, ainda se sabe relativamente pouco a respeito da doença. Os primeiros casos aconteceram em novembro, no interior da China, e só foram notificados à Organização Mundial de Saúde (OMS) em março deste ano, quando centenas de pessoas já estavam infectadas e a virose se espalhava pelo mundo.

Além do agente causador e de alguns sintomas, as duas formas de pneumonia têm uma diferença essencial: a bacteriana tem tratamento e pode ser curada com o uso de antibióticos. Já a asiática não possui tratamento eficaz contra o coronavírus e até agora nem suas formas de transmissão foram descobertas. Apenas os sintomas são tratados. Daí sua alta taxa de mortalidade, que chega a 13% em jovens e 55% em idosos e crianças (maior do que a varíola, cuja taxa é de 30%). Até o fechamento desta edição, a SARS ainda não havia chegado ao Brasil – só nos resta torcer para que isso não aconteça antes de a doença estar sob controle.

Xarás bem diferentes