Quantos quilos podem suportar as cordas de alpinismo?
O equipamen-to é feito de um material chamado náilon 6, uma espécie de poliamida que recebe tratamento térmico específico com alta tecnologia, na qual as fibras são resfriadas e esticadas várias vezes.
As cordas usadas para escaladas, em perfeito estado de conservação, podem supor-tar até 2,3 toneladas, afirma Makoto Ishibe, empresário e alpinista. O equipamen-to é feito de um material chamado náilon 6, uma espécie de poliamida que recebe tratamento térmico específico com alta tecnologia, na qual as fibras são resfriadas e esticadas várias vezes. Cerca de sete a 12 feixes de milhares de filamentos retorcidos compõem a corda, cujo diâmetro é variável. “Alguns fabricantes compram as fibras prontas, pois poucos detêm a técnica necessária para o tratamento da poliamida”, diz Ishibe. As cordas dinâmicas usadas no esporte funcionam como um conjunto de molas e amortecedores que absorvem o impacto no caso de queda.
Além disso, quando esticadas, elas têm elasticidade de até 20% do seu com-primento total, sem acarretar danos à estrutura. “O risco no uso do equipamento está na pessoa. O escalador está exposto aos elementos da montanha e deve ser pru-dente com os riscos”, adverte Ishibe. Por isso, o alpinista sugere alguns cuidados na conservação das cordas:
Não as deixe em contato com cimento, solventes, querosene, gás e ácidos (como a bateria do carro, por exemplo);
Depois do uso, lave-as com água e sabão neutro sem deixar resíduos;
Mantenha-as secas;
Guarde-as em local seco e com pouca luz – os raios ultravioleta queimam o náilon.