PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Relógio Biológico

Cientistas americanos descobriram uma maneira de regular o relógio biológico. A receita consiste em simplesmente tomar sol após, por exemplo, uma viagem aérea transcontinental.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 31 ago 1989, 22h00

Cientistas americanos inventaram uma receita inusitada para combater o jat-lag – a desconfortável situação em que o sono pode aparecer pleno dia e a fome bater de madrugada, tudo por causa da demora do organismo em adaptar-se às diferenças de fuso horário. Após uma viagem aérea transcontinental. A receita americana consiste pura e simplesmente em tomar sol. Essa formula de acertar os ponteiros do relógio orgânico nasceu de uma experiência com voluntários. As portas fechadas, sem noção da hora, eles foram submetidos a três ciclos de luz artificial, que trocavam o dia pela noite.
Naturalmente, os ciclos biológicos das cobaias humanas ficaram desregulados, como se fossem passageiros desembarcados, por exemplo, no Japão, vindos do Brasil. Mas,. Expostos a uma lâmpada com iluminação equivalente à luz do dia, cerca de duas horas antes de acordarem, as pessoas tiveram seus ponteiros biológicos ajustados. Comenta o cronobiologista José Cipolla-Netto, da Universidade de São Paulo, especialista no assunto: “A experiência comprova que o melhor remédio para quem chega de uma longa viagem aérea PE um passeio ao ar livre, antes mesmo de desfazer as malas”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.