GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Relógio Biológico

Cientistas americanos descobriram uma maneira de regular o relógio biológico. A receita consiste em simplesmente tomar sol após, por exemplo, uma viagem aérea transcontinental.

Cientistas americanos inventaram uma receita inusitada para combater o jat-lag – a desconfortável situação em que o sono pode aparecer pleno dia e a fome bater de madrugada, tudo por causa da demora do organismo em adaptar-se às diferenças de fuso horário. Após uma viagem aérea transcontinental. A receita americana consiste pura e simplesmente em tomar sol. Essa formula de acertar os ponteiros do relógio orgânico nasceu de uma experiência com voluntários. As portas fechadas, sem noção da hora, eles foram submetidos a três ciclos de luz artificial, que trocavam o dia pela noite.
Naturalmente, os ciclos biológicos das cobaias humanas ficaram desregulados, como se fossem passageiros desembarcados, por exemplo, no Japão, vindos do Brasil. Mas,. Expostos a uma lâmpada com iluminação equivalente à luz do dia, cerca de duas horas antes de acordarem, as pessoas tiveram seus ponteiros biológicos ajustados. Comenta o cronobiologista José Cipolla-Netto, da Universidade de São Paulo, especialista no assunto: “A experiência comprova que o melhor remédio para quem chega de uma longa viagem aérea PE um passeio ao ar livre, antes mesmo de desfazer as malas”