PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Videogame pode ajudar a tratar esquizofrenia

Jogo estimula parte do cérebro relacionada a alucinações verbais

Por Lucas Baranyi
Atualizado em 15 fev 2018, 17h51 - Publicado em 15 fev 2018, 17h51

Segundo um estudo conduzido pelo King’s College London’s Institute of Psychiatry, Psychology and Neuroscience e a Universidade de Roehampton, um jogo de videogame pode ser utilizado por pacientes de esquizofrenia para dominar a parte do cérebro relacionada às alucinações verbais.

Mas não estamos falando de nenhum blockbuster dos games, como Call of Duty ou FIFA. O jogo é bem mais simples. Ele consiste em aterrissar um foguete – usando apenas o cérebro, sem joystick.

Os cientistas selecionaram 12 pacientes graves, que sofrem alucinações auditivas -ouvem vozes- todos os dias. Para movimentar o foguete na tela, eles tinham de imaginá-lo se mexendo na direção desejada. Isso fazia com que os cérebros dos esquizofrênicos gerassem determinados sinais elétricos – que eram captados por um aparelho de ressonância magnética e traduzidos para o game, onde o foguete se movia.

Os pacientes relataram um efeito benéfico enquanto jogavam: eles conseguiam ignorar suas alucinações auditivas. Além disso, depois de várias partidas do jogo, eles se tornaram capazes de fazer isso mesmo sem a distração do game. Segundo os pesquisadores da universidade, a técnica pode ser utilizada para ajudar vítimas de esquizofrenia que tem dificuldades para controlar alucinações, mesmo sob o efeito de medicação. O estudo foi publicado no periódico Translational Psychiatry.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.