Você sabia: seus dentes podem envelhecer mais rápido do que o corpo?
Você pode ter 30 anos, mas apresentar um sorriso de alguém de 70! Conheça a marca de produtos bucais que ajuda a combater o desgaste precoce dos dentes
É isso mesmo! Você pode perder esmalte, o tecido que cobre o dente, através da placa bacteriana e de cárie. Mas esse desgaste também pode acontecer por meio de processos não-cariosos, a maioria deles ligados ao nosso estilo de vida. O problema? A perda de esmalte resulta em dentes manchados, trincados e até hipersensibilidade.
Essa perda de esmalte, ou envelhecimento, é algo que acomete cada vez mais gente, independentemente da idade. “Você pode estar na faixa dos 30 anos, mas ter dentes de alguém de 70”, explicou o professor e especialista em odontologia estética, Paulo Vinícius Soares, em evento promovido pela elmex®, na noite de 30 de agosto.
Nessa data, a marca ofereceu um descontraído jantar que reuniu dentistas, profissionais da área de saúde e personalidades, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Além de fomentar um importante bate-papo sobre o assunto entre Bianca Naves, nutricionista, Paulo Vinicius Soares, especialista em odontologia estética, e Pedro Andrade, jornalista.
A seguir, conheça os três principais hábitos que contribuem para o envelhecimento dos dentes:
- Rotina intensa e correria do dia a dia: o estresse causa nervosismo – que reduz o fluxo salivar. A saliva é uma aliada natural do esmalte do dente, mas quando em menor quantidade, deixa de cumprir seu papel remineralizador, deixando o dente vulnerável. Além disso, para manter o ritmo, muitas vezes consumimos café e bebidas energéticas ao longo do dia, que são ácidas para os dentes.
- Busca por uma vida mais saudável: muitos alimentos que são saudáveis para o corpo, são ácidos para o esmalte do dente: beber água com limão, chá verde e bebidas detox. Além disso, a pressão nos dentes que fazemos durante exercícios físicos e novos hábitos alimentares, como comer de três em três horas e jejum intermitente impactam na saúde dos dentes. O consumo de suplementos e bebidas isotônicas, que repõem os minerais do corpo após esforço físico intenso, também acabam contribuindo para a perda de minerais do dente.
- Momentos de Indulgência: depois de toda a rotina intensa, as pessoas estão mais suscetíveis a momentos de prazer. A ingestão de bebidas alcoólicas como vinho, gin tônica, e comidas industrializadas, como chocolate e carboidratos, também contribuem para o desgaste do esmalte.
Além de cuidar desses hábitos, buscando uma vida e uma alimentação mais saudável e equilibrada, é importante investir na prevenção, afinal, o esmalte dos dentes é um tecido único que não se regenera. Com fórmula exclusiva e altamente tecnológica, a linha elmex® atua justamente na prevenção e proteção do esmalte contra os impactos do dia a dia, tratando não o sintoma, mas a causa do problema.
O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie







