Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como é a jornada de trabalho no resto do mundo?

Os brasileiros trabalham 44 horas semanais. É mais tempo que a maioria dos países - inclusive EUA e Japão. Compare os números

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 mar 2023, 16h55 - Publicado em 12 dez 2017, 17h21

Quando a Reforma Trabalhista foi anunciada, a pergunta que passou na cabeça dos brasileiros foi só uma: “vou ter que trabalhar mais?”. A resposta é não. Tanto antes quanto depois das mudanças, o seu tempo de trabalho por semana deve ser de 44 horas – o que nos coloca bem no meio de um debate internacional sobre se isso é muito (ou pouco).

A primeira vez que pararam para pensar quanto tempo seria o ideal para alguém trabalhar sem morrer ou enlouquecer foi em 1919, na primeira reunião da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que estipulou 48 horas semanais. Em 1935, a Organização reparou que tinha forçado a barra: 40 horas seria mais justo.

No mapa interativo acima (é só selecionar uma nação que o número de horas trabalhadas por semana aparecerá) dá para ver: atualmente, os extremos são Quênia e França. A nação africana impõe uma jornada de até 52 horas semanais, enquanto os franceses consideram qualquer período superior a 35 horas como hora extra. Não se engane: estamos mais próximos dos quenianos do que do país do croissant. No ranking das maiores jornadas, logo após o Quênia, estão 43 países (como Suazilândia e Índia) com 48 horas semanais de trabalho. O Brasil já aparece em seguida, junto a outras nove nações que trabalham 44h semanais.

Continua após a publicidade

A maior parte do planeta, no entanto, bate o ponto por 40 horas. São 101 países sem muito em comum, como Japão, Serra Leoa, EUA e Cuba, que seguiram o caminho científico: há diversos estudos indicando que quem cumpre jornadas maiores do que essa corre mais risco de acidentes de trabalho e infartos.

Fonte: Bureau of Democracy, Human Rights and Labor. Country Reports on Human Rights Practices for 2016 – Departamento de Estado dos EUA

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.