Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como entrar para a Maçonaria

Ingressar na sociedade fraterna mais poderosa do mundo requer tempo, dinheiro e práticas bem menos chocantes do que se imagina - tudo isso, claro, mantendo total discrição.

Por Marcelo Testoni Atualizado em 5 dez 2017, 18h29 - Publicado em 12 jan 2016, 13h45

1. Seja homem

A razão é histórica: a Maçonaria é uma irmandade de homens construtores (mason, em inglês, é pedreiro). Eles não erguem mais casas, mas têm como missão edificar a sociedade. Esposas não podem ser membros, mas participam de ações sociais e beneficentes.

2. Seja amigo de maçons

A via de acesso oficial é a indicação de um amigo, mas em casos raros pode vir um convite de uma loja maçônica. A ordem está interessada em profissionais influentes na sociedade, como professores, comunicadores, atores, políticos, médicos etc.

3. Enquadre-se

Um grupo de membros investiga a vida do candidato, que é informado sobre suas responsabilidades e tem a conduta de vida avaliada.

Para se dar bem nessa fase do processo é só seguir estes passos:

Continua após a publicidade

– Ser um cidadão exemplar
– Ter espírito empreendedor
– Ter emprego e residência fixos
– Não ter atividades profissionais ilícitas
– Não ter passagem pela polícia nem nome sujo
– Evitar vícios e envolvimento com drogas

4. Desdobre-se

A ordem exige dedicação a causas sociais, seja doando tempo ou dinheiro, mas nada que sacrifique a família. Se o maçom for casado, é importante que o cônjuge seja compreensivo, aceite estas doações e até participe de alguns projetos. Aliás, nenhum homem casado pode ser membro se a esposa não concordar.

5. Creia em Deus

Uma das exigências é acreditar na imortalidade da alma e em um ser criador, não importa a forma ou o nome pelos quais ele seja conhecido. Os maçons chamam esse deus de G.A.D.U. – Grande Arquiteto do Universo. Adeptos de todas as religiões e seitas são aceitos, mas ateus não têm vez.

6. Impressione

Na última etapa é preciso expor as motivações para ingressar na ordem e passar por uma avaliação com um maçom indicado pelo venerável grão-mestre (presidente da loja). Nesse encontro, espera-se que o candidato mantenha boa postura e contato visual, além de mostrar noções básicas de liderança, filosofia e princípios da Maçonaria. Cada maçom usa uma saudação de acordo com seu nível hierárquico na ordem. Este da imagem é o  cumprimento do aprendiz.

Continua após a publicidade
Publicidade