Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Como funciona a bocha

As bolas utilizadas na competição são menores que as de futebol e maiores que as de tênis - elas podem ser roladas no chão, chutadas ou arremessadas

Por Pâmela Carbonari Atualizado em 4 nov 2016, 19h18 - Publicado em 9 set 2016, 23h00

COMO FUNCIONAM AS PARALIMPÍADAS
CONHEÇA OS OUTROS ESPORTES |

O objetivo deste esporte milenar é lançar bochas (as bolas coloridas) o mais próximo possível do alvo (jack, uma bola branca). Apesar da modalidade ser famosa pela capacidade estratégica que exige, a contagem dos pontos é simples: quem deixar mais bolas perto do alvo ganha a partida.

As bolas utilizadas na competição são menores que as de futebol e maiores que as de tênis – elas podem ser roladas no chão, chutadas ou arremessadas. Os atletas com limitações maiores utilizam uma ponteira presa à cabeça, à mão ou à boca que funciona para auxiliar a fazer o lançamento das bolas.

Esse é um dos poucos esportes em que homens e mulheres jogam como parceiros ou competem entre si. O ineditismo da bocha não para por aí: junto com o goalball, são as únicas modalidades praticadas exclusivamente nas Paralimpíadas, e não nas Olimpíadas regulares. Cada partida dura de 4 a 7 minutos, dependendo se é competida individualmente, em dupla ou equipe.

O bochófilo (nome dado aos jogadores de bocha) Dirceu José Pinto é bicampeão paralímpico e um dos principais atletas do paradesporto do Brasil.

Continua após a publicidade

Publicidade