Clique e assine a partir de 8,90/mês

Como lavar louça

Passo a passo, com o mínimo esforço

Por Marcelo Testoni - Atualizado em 20 dez 2016, 14h33 - Publicado em 3 out 2016, 20h49

1. Armas à mão

Além do básico (esponja dupla-face, detergente e palha de aço), tenha itens extras: limão, para limpar marcas pretas na panela; vinagre, que é bactericida. Sal (aplicado com esponja seca) e bicarbonato de sódio (dissolvido em água) para dissolver gordura.

2. Pré-lavagem

Jogue os restos e deixe a louça numa bacia para liberar a pia. Água quente ajuda a desprender gordura. Mas, atenção: para amolecer restos de cereais e laticínios, use água fria. Deixe a louça mais suja de molho numa solução com quatro gotas de detergente por 500 ml de água.

3. Fila indiana

A ordem ideal de lavagem é ir dos itens delicados e menos engordurados para os robustos e sujos. Comece pelos copos, passando por talheres, pratos e termine com panelas e assadeiras. Assim, a sujeira pesada não escorre para itens menos sujos.

4. Menor esforço

Seque no escorredor. Demora mais, mas é menos trabalhoso e mais higiênico. Panos soltam pelinhos nos copos e, se estiverem úmidos, são criadouros de micro-organismos que migram para a louça limpa. Aumente a área de secagem com uma grade de forno na cuba da pia.

Fonte: Thabata Lima, consultora e gerente de marketing da empresa de produtos de limpeza doméstica Bettanin.

Continua após a publicidade
Publicidade