GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Homem pula de avião sem usar paraquedas – e sobrevive

Queda foi transmitida ao vivo pela TV americana; veja o vídeo

 

A proeza foi realizada pelo americano Luke Aikins, de 42 anos, que é paraquedista profissional há mais de duas décadas e tem 18 mil saltos no currículo. No último sábado, ele abandonou seu instrumento de trabalho – e saltou de um avião sem paraquedas. A aeronave estava a 25 mil pés (7.600 metros) de altitude e sobrevoava a cidade de Simi Valley, na Califórnia.

Aikins -vestido com roupa verde e acompanhado por dois paraquedistas vestidos de preto- saltou usando uma máscara de oxigênio, que retirou ao alcançar 18 mil pés. Ele guiou o próprio voo, caindo a aproximadamente 200 km/h, até cair numa grande rede, de 30×30 metros, montada a 60 metros do solo (com uma segunda rede, de backup, esticada abaixo dessa). 

Atendendo a uma exigência dos organizadores, Aikins levou um paraquedas preso às costas – mas o equipamento não foi acionado. Ele se guiou visualmente e por um sistema de GPS instalado dentro de seu capacete, que tocava alertas sonoros caso ele se desviasse do alvo. A queda durou aproximadamente dois minutos.