Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

O inferno gelado dos refugiados na Sérvia em 10 fotos

2 mil pessoas estão nas ruas de Belgrado, capital da Sérvia, tentando sobreviver à escassez de comida e às temperaturas negativas

Por Pâmela Carbonari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 jan 2017, 20h04 - Publicado em 26 jan 2017, 19h47

Eles vêm do Afeganistão, da Síria, do Iraque e do Paquistão. Alguns estão sozinhos, outros não têm mais que 15 anos. São refugiados que deixaram suas casas ou o que sobrou delas e hoje vivem em um depósito abandonado atrás de uma importante estação de trem em Belgrado, capital da Sérvia.

Apesar do governo do país afirmar que é capaz de abrigá-los, 2 mil pessoas estão nas ruas  – e, no momento, enfrentam temperaturas negativas desesperadoras de -15ºC e cerca de 30 cm de neve.  A situação é ainda mais crítica, porque 60% deles são menores de idade desacompanhados.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR, sigla em inglês) estima que 7,2 mil refugiados estão na Sérvia. Desde que a União Europeia e a Turquia assinaram um acordo no último ano para restringir o número de imigrantes que chegam de barco, muitos deles foram caminham pelos Bálcãs para chegar à Sérvia, país que não faz parte da União Europeia. De acordo com o governo sérvio, em média 150 pessoas entram no país de forma irregular todos os dias.

Como é de se esperar, o frio não é o único entrave de quem está nas ruas. A comida é escassa e a presença de organizações humanitárias também. O resultado não poderia ser diferente: as fotos de Belgrado se parecem com imagens feitas durante a 2ª Guerra Mundial.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.