Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Quer ficar ligadão? Tome chá e café – juntos

A cafeína não é o único psicoativo estimulante presente nas bebidas. Se misturar algumas delas, você pode ficar mais desperto e concentrado

Por Pâmela Carbonari Atualizado em 4 nov 2016, 22h02 - Publicado em 30 mar 2016, 17h30

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perde apenas para água. A bebida está presente em 98% dos lares e a estimativa é de que os brasileiros tomem 81 litros de café por ano, de acordo com dados da ABIC. É como se bebêssemos quatro galões de 20 litros ou 337,5 xícaras de café em doze meses. Enquanto o consumo anual de chá é de 3 mil toneladas, o de café passa de 1,23 milhão de toneladas. É muita vontade de ficar acordado.

As pessoas tendem a achar que a cafeína é a única substância estimulante presente nas bebidas. Mas isso não é verdade: chá, refrigerantes e até o chocolate quente contém outros compostos psicoativos para deixar você pilhado.

Apesar da cafeína ser a mais eficaz, um estudo da Universidade Northumbria, na Inglaterra, comprovou que se tomarmos chá e café juntos, o efeito alerta é potencializado.

A pesquisadora Crystal Haskell-Ramsay mostrou que as pessoas que misturaram grandes doses de chá e café ficaram mais despertas que aquelas que tomaram as bebidas separadamente – elas também tiveram reações mais rápidas, melhora na capacidade de memorização e concentração.

LEIA: 5 mitos e verdades sobre o café

Mas atenção! O efeito só acontece com grandes doses de bebida. No experimento, quem tomou o equivalente a uma xícara não ficou ligado: a teanina presente no chá se sobrepôs à cafeína do café e deixou o segundo grupo tranquilo e relaxado.

Esse aminoácido, encontrado em chás derivados da Camellia sinensis, como o chá verde, branco e preto, é curiosamente a mesma substância que intensifica o café – quando tomado em quantidades generosas . A teanina age diretamente sobre o sistema nervoso central e ajuda a melhorar a qualidade do sono, controla a ansiedade, auxilia na concentração e atua também como relaxante.

Continua após a publicidade
Publicidade