GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

220 andares em 180 dias

Empresa chinesa quer construir o prédio mais alto de todos os tempos - e fazer isso em apenas seis meses

Eduardo Cosomano

O prédio mais alto do mundo é Burj Khalifa, em Dubai – que tem 163 andares e levou mais de cinco anos para ser construído. Mas uma empresa chinesa diz que pode fazer muito melhor. Ela se chama Broad Sustainable Building Corporation (BSBC) e promete fazer a obra mais ambiciosa de todos os tempos: levantar um prédio de 220 andares, o maior do mundo, em apenas seis meses. E gastar apenas US$ 625 milhões, menos da metade do que o Burj Khalifa custou.

O megaprédio se chama SkyCity e será construído em Changsha, uma metrópole de 7 milhões de habitantes no sul da China. A rapidez tem explicação: o edifício é todo feito de peças pré-fabricadas. “95% das partes chegarão prontas. Parte elétrica, hidráulica, paredes, teto, encanamento”, explica Juliet Jung, vice-presidente da BSBC. Para Luiz Sérgio Coelho, professor de engenharia civil da FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), o prazo é exequível se houver planejamento. “Gruas, guindastes, estrutura metálica, tudo já vai estar catalogado e posicionado estrategicamente ao lado da fundação. Um parafuso do 37º andar, por exemplo, já teria dia e hora para ser apertado”, diz.

A BSBC tem experiência em construções ultrarrápidas. Em 2011, ela ergueu um hotel de 30 andares em apenas 30 dias. Mesmo assim, o governo chinês ainda não autorizou o SkyCity – até porque há certo receio no país com relação a edifícios como ele (em 2009, um prédio pré-fabricado desabou em Xangai, supostamente porque sua estrutura não era forte o bastante).

Jogo de armar
Técnica permite construir seis vezes mais rápido do que numa obra convencional

1. ALICERCE
Cava-se um enorme buraco no qual são colocadas as fundações – estruturas metálicas de 40 metros de altura que irão segurar a base do prédio. Demora aproximadamente três meses.

2. PEÇAS
Caminhões começam a trazer os pedaços do prédio: colunas, paredes e piso. Tudo já chega pronto, com tubulações elétrica e hidráulica, pintura e acabamento.

3. MONTAGEM
Usando uma rede de guindastes e gruas, os operários encaixam e parafusam as peças – formando o chão, as paredes e o teto. Quando um andar fica pronto, eles começam o seguinte.