Clique e assine a partir de 8,90/mês

A Siri do Google agora fala português; veja como usar

Quer saber qual a previsão do tempo de amanhã? Ou então separar só as fotos em que seu cachorro aparece? É só pedir - em português mesmo.

Por Felipe Germano - Atualizado em 17 ago 2017, 15h35 - Publicado em 17 ago 2017, 14h01

O Google Assistente, robô que usa inteligência artificial, “aprendeu” português e está disponível para usuários do Android no Brasil a partir de hoje.

Usuários de Android 7.0 Nougat ou 6.0 Marshmallow já podem interagir com o assistente pessoal em português. Há duas maneiras: ou falando a frase “Ok, Google” no microfone do celular – e iniciando uma conversa com o robô por voz mesmo; ou simplesmente clicando no ícone do assistente e conversando com ele por texto.

Ela tem várias funções. Quer saber se amanhã vai chover? Qual a programação daquele cinema perto de casa? Ou achar uma imagem específica na sua coleção de fotos? É só pedir (basta dizer “mostre-me fotos do meu cachorro”, por exemplo). Isso porque o Assistente funciona integrado a outros serviços da empresa, como o Google Maps e o Google Fotos.

Google/Divulgação

O primeiro produto a trazer o Assistente em português brasileiro foi o app de mensagens Google Allo. É possível interagir com o robô dentro do app de mensagens desde dezembro do ano passado. Agora, com o Assistente funcionando no Android, o uso deve aumentar.

Continua após a publicidade

“Com o tempo, esperamos que o Assistente, assim como todos os produtos do Google, aprenda a partir da interação com os usuários, para assim oferecer uma experiência cada vez melhor, mais personalizada e completa”, diz Lia Konskier, gerente de marketing do Google Brasil, em um texto publicado no blog da empresa

Publicidade