GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Apple vai lançar software para curar vício em iPhone

Até a criadora do iPhone sabe que você está passando tempo demais no celular

Todos nós sabemos o quão difícil é deixar o smartphone de lado, mesmo que por algumas horas. A Apple tem sido criticada duramente pela natureza viciante de seus dispositivos, inclusive por acionistas da empresa que publicaram uma carta pedindo que ela se responsabilize pela saúde mental dos usuários. Parece que as reclamações foram ouvidas. Durante a última conferência anual de desenvolvedores, a WWDC, que ocorreu nesta segunda-feira (04), a Apple anunciou uma série de ferramentas presentes no iOS 12 que permite ao usuário controlar a forma como ele ou os seus filhos se relacionam com iPhones e iPads.

O recurso Screen Time irá gerar relatórios diários e semanais apontando o tempo gasto em cada aplicativo e cada categoria (redes sociais, entretenimento e produtividade). Com informações do tipo “hoje você passou oito horas na timeline do Facebook”, o usuário poderá definir alguns limites para si próprio. Se você quiser diminuir seu tempo em redes sociais, por exemplo, para no máximo uma hora por dia, poderá programar isso no aparelho e receberá uma mensagem quando exceder o tempo pré-estabelecido.

Para os pais, será permitido bloquear o uso do aparelho em determinadas horas do dia ou sempre que quiser. Impedindo o filho de mexer à noite ou antes de terminar a lição de casa, por exemplo. Se o filho quiser mais minutos para usar o celular ou mexer em determinado aplicativo, terá que pedir para os pais (ou roubar o celular deles).

O modo “Não Perturbe Durante o Sono” promete acabar com aquela notificação convidativa que aparece quando você ainda está pegando no sono. Ao contrário do conhecido modo “Não Perturbe”, ele irá silenciar completamente o aparelho por horas, sem aparecer nenhuma notificação ou qualquer outra distração.

O Google também está anunciando funções semelhantes para o Android. As empresas de tecnologia estão se mexendo para resolver o problema antes que a bomba exploda e elas sejam as culpadas por isso. O sistema iOS 12 estará disponível a partir de setembro — você pode conferir outras novidades aqui.