GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Aproveite sua câmera digital

Dicas de como aproveitar o que sua câmera tem para oferecer.

Faça um vídeo bacana – Fácil

Não é só pra foto que serve este brinquedo. Brinque um pouco de cineasta. Usando um band-aid na abertura do microfone, o som fica quase profissional. Para não tremer, use um tripé ou apóio fixo. Fuce muito nos recursos: qualquer problema, é só deletar.

Fazer uma lente olho-de-peixe – Expert

Vá a uma loja de construção ou ferramentas e compre um olho mágico desses para porta. Pegue a tampa de uma garrafa pet, abra um buraco e encaixe o parafuso-lente no meio. A tampinha enrosca na maioria das lentes de câmeras digitais.

Saia (bem) na própria foto – Expert

Seja mais profissional e não deixe transparecer que é você quem segura a câmera. Apóie-a e ligue o disparador sem fio. Ou compre um controle remoto universal, deixe sua câmera com a opção “remote shutter” ligada e vá testando o botão de ligar do seu controle até achar a freqüência que a faz disparar. Grave e use nas próximas vezes.

Use o photoshop sem gastar – Médio

Lançado este ano, o Photoshop Express (www.photoshop.com/Express) é a versão online gratuita da mais famosa ferramenta de edição de imagens. Depois de se cadastrar, o usuário tem à disposição 2 gigabytes para armazenar as fotos e recursos básicos para melhorar foco, cor e luz.

Use como webcam – Expert

Se sua câmera possui a opção “remote shooting”, é só habilitá-la para aparecer uma janela no desktop. Baixe o Camtasia Studio (tinyurl.com/3fnucu) para capturar essas imagens e enviá-las por Skype ou Yahoo Messenger. A resolução é bem melhor que a comum.

Limpe a pele sem photoshop – Médio

Normalmente é melhor tirar fotos coloridas e depois transformá-los em preto-e-branco com um programa de edição de imagens. Mas, para retratos, vale usar na câmera o modo “infravermelho”, que suaviza as superfícies acidentadas. Na prática, uma cara espinhenta sai lisinha.

Economize imprimindo fotos fora – Fácil

Imprimir em casa é no mínimo 2 vezes e até 8 vezes mais caro que em um laboratório, de acordo com o NY Times. Junte a maior quantidade possível em um cd e leve para locais especializados – a ampliação no formato 10 x 15 cm sai por até R$ 0,59. Outra opção econômica é enviar a sites que fazem o serviço, mas cobram pelo frente.

Tire fotos panorâmicas sem medo – Médio

Use um tripé para girar a câmera e tirar várias fotos da paisagem até completar 360°. Não mude as configurações de velocidade e abertura (ligue o AE Lock). Passe as imagens para o pc num programa como o Canon PhotoStitch (tinyurl.com/4b7mod), que junta as fotos numa imagem panorâmica.

Conheça os principais recursos da sua câmera

Tire foto de pertinho

O melhor é usar o Macro, comum nas câmeras atuais. Teste e acostume-se.

Flash sem mistério

Use-o quando está escuro. Fora disso, ele prejudica a imagem e gasta muita bateria.

Evite manchas de movimento

O modo Burst ajuda na hora de registrar carros e outros objetos em movimento.