GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Artista cria obras com código para US$ 10 mil em criptomoedas

A arte foi feita com base em um padrão que fornece a senha das carteiras virtuais. Se você conseguir desvendar o enigma, pode levar a bolada

Arte é uma coisa complicada mesmo. Enquanto alguém olha para uma pintura abstrata e imagina que ele mesmo poderia fazer aquilo em casa, outra pessoa pode pagar milhões por ela sem nem pensar duas vezes. Definir o valor da arte é difícil, mas o norte-americano Andy Bauch encontrou uma maneira prática de resolver essa questão: escondeu cerca de 10 mil dólares em criptomoedas nas suas obras.

Sua nova coleção se chama New Money e está em exposição no Castelli Art Space, em Los Angeles, desde a última sexta-feira (23). O que ele fez foi comprar Bitcoin, Litcoin e outras criptomoedas e as colocar em carteiras digitais diferentes. Cada carteira é criptografada com uma senha de letras e números. Com a ajuda de um algoritmo, ele gerou um padrão de imagem – que virou a obra de arte.

Se você for esperto, pode desvendar o padrão criado pelo artista, descobrir a senha que abre as carteiras digitais e levar o dinheiro para casa. Andy prometeu que não irá exigir a grana de volta: considere como prêmio por decodificar o enigma. Durante a exposição, a cotação das moedas é exibida em tempo real.

Andy montou toda a coleção com peças de Lego. A escolha é por conta da facilidade de criar um estilo pixelado. Além disso, de acordo com ele, o fato de serem peças de plástico fabricadas em escala industrial funciona como metáfora para os tempos em que vivemos. Sua última exposição, sobre pessoas que estão sendo substituídas por máquinas no trabalho, também foi feita apenas com os bloquinhos de montar.

Se você quiser participar da corrida ao ouro, todas as obras podem ser vistas neste site. É melhor que seja rápido: o mercado de criptomoedas é instável e, dependendo de como ele se comportar nos próximos dias, a pessoa que desvendar o enigma corre o risco de levar apenas vento para casa.