Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Bazuca é desenvolvida para abater drones – sem quebrá-los

A SkyWall é uma arma que promete proteger fronteiras, chefes de Estado e celebridades

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 nov 2016, 19h11 - Publicado em 15 mar 2016, 16h45

Um homem fardado aparece no meio de uma estrada. Saca uma bazuca. Atira em um robô que sobrevoa a área. Só que o tiro não explode a máquina. Na verdade, paralisa o robozinho e, antes dele se espatifar no chão, ativa um paraquedas que o faz chegar intacto ao solo. Não, isso não é parte de filme dos anos 80 lançado diretamente em VHS. Na verdade, é uma propaganda feita em 2016 – a bazuca está prestes a ser comercializada. O vídeo você vê abaixo:

 

 

O grande trunfo da bazuca SkyWall é justamente o paraquedas, que permite que o conteúdo do drone seja preservado e investigado. Se o robô estiver transportando drogas em fronteiras ou celulares para dentro de prisões, a polícia poderia transformá-lo em pistas para investigação e, posteriormente, em evidência. Além disso, é uma forma não letal de garantir a segurança, sem correr o risco de ferir alguém. O texto de divulgação do produto afirma que a arma poderia ser usada em ocasiões que variam desde a proteção de chefes de Estado até a garantia de privacidade para celebridades fotografadas por drones.

Continua após a publicidade

LEIA: Google manda homem sacanear robô – em nome da ciência

A SkyWall funciona assim: a arma usa ar comprimido para arremessar o projétil. A bala da bazuca, por sua vez, tem um sistema que calcula o momento exato para se partir ao meio e liberar uma rede – que paralisa o drone -, pouco antes de abrir o paraquedas. O armamento consegue atingir um alvo que está a até 100 m de distância do atirador.

Bazuca

Continua após a publicidade

A ideia é que a bazuca seja fácil de usar. O tempo médio para a recarga dos projéteis é de 8 segundos. “O sistema pode ser recarregado rapidamente, permitindo que vários drones sejam interceptados por um único atirador”. Apesar disso, o armamento não é tão prático quando se pensa em dimensões. A SkyWall tem 1,30 m de comprimento e pesa 10 kg.

A OpenWorks Engineering, empresa britânica que está produzindo o armamento, planeja colocar as primeiras versões à venda a partir de novembro, ainda sem preço especificado. Mas quem quer um sistema antidrone mais eficiente talvez precise esperar mais um pouco. A empresa já divulgou que novos modelos serão lançados, incluindo um que atira automaticamente sempre que localiza um drone. Raça humana 1 x Robôs 0.

LEIA TAMBÉM: 

Continua após a publicidade

Morre Tony Dyson, criador do robô R2-D2, de Star Wars
Robô do Google perde jogo para humano – mas ganha o campeonato mesmo assim
Computador consegue imitar os discursos de políticos

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.