PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Carta de motorista à prova de suborno

Você talvez conheça alguém que ofereceu `uma cervejinha' para passar no exame e obter a carta de motorista. Na Índia também era assim. Até que um exame high-tech mudou tudo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 24 Maio 2012, 22h00

Vanessa Vieira e Bruno Garattoni

A Índia está empatada com o Brasil no ranking de corrupção da ONG Transparência Internacional. Mas os indianos estão se esforçando para melhorar: criaram o primeiro teste de direção completamente eletrônico. A novidade foi implantada em Bangalore, terceira maior cidade da Índia, e funciona da seguinte maneira. Para tirar ou renovar carteira de habilitação, é preciso fazer uma prova em um circuito especial, dotado de sensores. O motorista tem de cumprir tarefas como dirigir sobre uma figura em forma de 8, fazer baliza, controlar o carro em uma ladeira e manobrar em marcha à ré, em um teste que dura em média 6 minutos. Mais ou menos como no Brasil. A diferença é que não há um inspetor dentro do carro. Todas as manobras são registradas a distância pelos sensores, que avisam no ato – por meio de alertas sonoros – se o candidato cometer algum erro. No final do teste, um computador calcula a pontuação e diz se a pessoa passou ou não. O exame também é filmado, para que o motorista possa ver o que fez. “Não existe a possibilidade de suborno, porque o examinador é uma máquina”, disse Gangadhar Acharya, inspetor de veículos de Bangalore, a um canal de TV local. Sem carteiradas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.