Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como apagar um arquivo do computador para sempre?

Até aí parece simples, você esvazia a lixeira. Só que isso não elimina de vez os dados indesejados.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 31 Maio 2007, 22h00

Texto Nina Weingrill

Isso é um pouco mais complicado do que apertar “delete”. Assim que um arquivo cai na lixeira, ele continua ocupando espaço no hd, ou disco rígido. Isso quer dizer que ele continua gravado no computador e, em geral, fica lá até você se tocar que a lixeira está cheia e seu computador está ficando lento. Até aí parece simples, você esvazia a lixeira. Só que isso não elimina de vez os dados indesejados.

O que acontece, então? “O seu hd vai fingir que não reconhece mais tudo aquilo que acabou de ser apagado”, diz Ricardo Wagner, gerente de produtos da Microsoft. Ou seja, aquela foto em que você aparece com o zíper aberto só está muito comprimida e gravada com outro nome, pairando num tipo de limbo do mundo dos bits. Ela ainda pode ser recuperada da sua máquina – não é simples, mas empresas especializadas fazem esse serviço, assim como peritos policiais. No entanto, nada garante a recuperação total do documento, que pode vir em partes ou salvo em outro formato, por exemplo.

Se a sua intenção é apagar para sempre um arquivo, jogue um monte de arquivos na lixeira e depois a esvazie novamente. Quanto mais pesados os arquivos, melhor: o espaço pós-lixeira, assim como a lixeira, não é elástico. Ele tem um tamanho fixo e, por isso, substitui o arquivo velho pelo novo toda vez que esse espaço fica lotado. Assim, a chance de alguém conseguir aquela foto de volta é nula.

Continua após a publicidade
Publicidade