GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como comprar pela net?

Lojas online cheias de ofertas, pechinchas a todo vapor, vendedores avaliados pelos usuários, coisas importadas, usadas, e tudo sem levantar da cadeira: saiba aproveitar as oportunidades do mercado virtual

Desde que as primeiras e-lojas surgiram no Brasil, em 1999, mais de 7 milhões de brasileiros fizeram compras pelo computador. Cada vez mais fácil e prática, a compra online é empolgante: você escolhe o que quer, compara preços, clica e espera o produto chegar em casa. Mas fique ligado: é preciso tomar alguns cuidados antes de se jogar no paraíso do consumo virtual.

Sem medo

O índice de satisfação dos compradores virtuais no 1o semestre de 2007 foi de 87,15%.

Os internautas pagam com…

68% – Cartão de crédito

12% – Boleto bancário

3% – Depósito bancário

3% – Transferência eletrônica

2% – Cartão de débito

1% – Cheque

1% – Dinheiro

Vendaval

O comércio eletrônico vai faturar R$ 6,4 bilhões (crescimento de 45%) em 2007.

40% é o crescimento do número de e-consumidores neste ano – quase 10 milhões de pessoas.

Passo-a-passo

Para fazer compras no mundo virtual

1. Encontrando o que quiser

Se não conhece uma boa loja para começar suas compras ou se estiver procurando algo mais específico, basta recorrer a qualquer site de busca da web, digitar o que está procurando combinado com a palavra “compra” ou “loja” e conferir as opções encontradas.

2. Como escolher a loja?

Use a mesma intuição que o levaria a escolher uma loja tradicional. Se o site for muito tosco, com pouca informação, fuja dele. Dê preferência a sites dos quais você tenha boas referências, seja por indicação de amigos, seja por publicidade em meios confiáveis.

Varejão do brasil

Americanas – http://www.americanas.com.br

Maior portal de compras online brasileiro. Políticas claras e boas explicações sobre segurança na rede. Vende tudo o que tem na loja física. Para comprar: computador, roupa, chocolate e até flores!

Aompra fácil – http://www.comprafacil.com

Fácil navegação. O site é bem leve e não tem milhares de anúncios e links como outras lojas virtuais. Para comprar: o sex shop online é seu diferencial.

Shoptime – http://www.shoptime.com.br

Aquele programa da TV a cabo se expandiu para o mundo virtual. Tudo o que eles apresentam na TV é possível encontrar no site. Para comprar: utensílios domésticos.

Submarino – http://www.submarino.com.br

Um dos pioneiros do Brasil, aceita todos os cartões e oferece clube de financiamento. Para comprar: de instrumentos musicais a telefonia, passando por vinhos e passagens de avião.

Dicas de segurança

Verifique se o site escolhido para suas compras indica:

• Endereço físico e CNPJ da empresa responsável por ele; número de telefone e/ou fax e e-mail e/ou atendimento online para dúvidas.

• Detalhes e fotos dos produtos que estão à venda. Para que você não tenha surpresas desagradáveis ao receber gato por lebre.

• Informações claras sobre formas de pagamento, fretes e condições de troca e devolução.

• Certificados virtuais de segurança, sinalizados por:

• Símbolo de um cadeado na barra de rolagem antes do endereço do site ou na barra inferior de seu navegador;

• Começo do endereço com https, onde o s indica que se trata de um servidor seguro;

• Selos de segurança, como o Certisign e o Internet Segura “colados” nas páginas do site. Quer ver mais detalhes? Clique em http://www.certisign.com.br/site_seguro ou http://www.internetsegura.org.

3. Como escolher o vendedor?

Sites como http://www.mercadolivre.com (boa opção para produtos usados) não são lojas virtuais, e sim balcões de anúncios. As compras são realizadas diretamente com o vendedor de cada produto. Por isso, é importante guiar-se pela avaliação do vendedor, indicada pelo site, a partir das notas dadas pelos usuários em compras anteriores.

Sim, comprar na web tem lá suas

Vantagens…

• Você encontra de tudo, com rapidez.

• Pode comparar preços em lojas diferentes, com facilidade.

• Não precisar sair de casa para comprar.

• Encontra preços e condições de pagamento quase sempre melhores.

…E desvantagens

• Você não conversa ao vivo com o vendedor.

• Você não vê e não toca o produto.

• Precisa ter mais cuidados com o pagamento.

Como comprar em sites gringos?

• Confira se o site aceita cartões internacionais e se faz entregas para o Brasil.

• Alguns produtos são mais complicados de importar: perfumes, por exemplo, não podem mais ser transportados por avião.

• Note se as especificidades técnicas do produto estão ok com as do Brasil, como, por exemplo, veja se o seu aparelho de dvd roda a plataforma (ou “região”) do dvd que você está comprando. Os mais novos costumam rodar todos os tipos.

• Verifique se as taxas de importação não são muito altas.

• Preste atenção nos prazos de entrega para não sofrer depois: será que demora muito?

• Além da importação, ainda há os custos de frete, que podem encarecer o produto.

• Se o fornecedor das suas compras tem representante no Brasil é melhor, porque você pode contar com assistência técnica por aqui.

• Faça contas e veja se vale a pena comprar, porque o produto pode até dobrar de preço se for sujeito a todas as taxas como frete, seguro, Imposto de Importação, taxa alfandegária e ICMS. Quanto mais caro o produto, mais caros os impostos. Arre! Haja conta.

4. Cadastro: costuma ser rápido

Depois de passear pelos sites e escolher o que vai comprar, a maioria dos sites pede o preenchimento de um cadastro, com dados pessoais (nome e CPF), endereço (com CEP) e e-mail, para realizar a compra. A partir disso, é fornecido um login (geralmente o próprio e-mail) e uma senha para que você possa retornar à loja e também acompanhar seu pedido até a entrega.

Net-pechincha:

Quer preços mais baixos?

Você não precisa perambular de um site para outro para escolher o melhor preço. Existem sites que fazem a cotação do produto que você deseja com poucos cliques.

http://www.bondfaro.com.br

http://www.buscape.com.br

shopping.uol.com.br

http://www.jacotei.com.br

5. Finalizando a compra fique de olho.

Já conferiu tudo? É importante estar ligado: no endereço de entrega, nos itens do seu carrinho, preços, quantidades, valor do frete. Cuidado para não comprar duas unidades do mesmo produto! Se estiver tudo certo, é só ir para o caixa…

Direitos dos consumidores

Se houver algum problema e você quiser trocar ou devolver o produto, o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor diz que, caso não tenha testado ou experimentado o produto, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, a partir da data do pedido. Tenha suas confirmações de compra e/ou nota fiscal em mãos e entre em contato com o site.

Caso seus problemas não sejam resolvidos pelo site, pode procurar Procon ou o Juizado de Pequenas Causas.

Atenção guarde todos os comprovantes da sua compra.

A maioria dos sites de comércio virtual fornece o número do seu pedido, para que você possa acompanhá-lo até que seja entregue. Anote esse número. Também guarde, imprima ou salve os e-mails e telas de confirmação de seu pedido.

Pagamento – Escolha a opção mais confortável para você.

Boleto bancário

Basta imprimir o boleto fornecido pela loja e fazer o pagamento em qualquer agência bancária ou no site do seu banco. É ideal para quem não quer fornecer seus dados de cartão de crédito ou não possui cartão. Mas só serve para pagamento à vista.

Cartão de crédito

É uma das formas mais seguras porque os dados que você fornece (o número de seu cartão, prazo de validade e o código de segurança, que funciona como assinatura eletrônica) são criptografados e enviados diretamente para o servidor da operadora de seu cartão, que confere a informação. É a mais usada, pois possibilita parcelamento da compra.

6. Pagamento via celular (M-Cash)

Funciona como débito em conta. É preciso estar cadastrado no serviço do banco para esta opção. Você fornece o número de seu celular na hora de fechar o pedido e em seguida recebe uma ligação na qual deverá digitar sua senha do cartão para validar a compra.

Débito em conta (Bancos online)

É o equivalente virtual do cartão de débito – e também só pode ser usado para compras à vista. Funciona com a mesma segurança do cartão de crédito, já que o pagamento é feito em ambiente seguro do seu próprio banco, e o site de vendas não terá acesso à sua senha pessoal.

Financiamento

Funciona como no mundo “real”. Tem que conferir se a loja e seu banco são associados e ter crédito pré-aprovado no banco. Assim como na operação de débito em conta, a transação é feita no ambiente do próprio banco. Opção interessante para quem quer fazer compras de valores muito altos.

Fique longe!

• Não envie dinheiro ou cheque em envelope pelo correio. Além de não ser seguro (pode extraviar), é ilegal.

• Se um site apresentar bandeiras de cartões de crédito em suas páginas, mas, no momento em que você optar por essa forma de pagamento, ele oferecer somente a opção de boleto bancário, aborte a missão. Pode ser truque.

• No comércio eletrônico informal e em sites segmentados é comum a prática do depósito bancário comum, sem boleto, ou de transferências eletrônicas. Muito cuidado. Sua única garantia aqui é a palavra do vendedor… que você nem conhece.

• Evite pagar suas compras virtuais com cheque. (Se quiser arriscar, faça um cheque nominal, cruzado, e só entregue quando receber a mercadoria.)

Chegou!!!

Finalmente sua compra chegou em casa. Mas, antes de se empolgar, preste atenção aos dados da nota e do protocolo. Caso tenha algum erro com o produto ou com a nota, não aceite a entrega nem assine a confirmação de recebimento. Depois, abra a encomenda e veja se o que comprou está em perfeito estado, funcionando sem defeitos. Guarde a nota fiscal e o protocolo de entrega.

Gastança louca: badulaques do mercado virtual

Made in USA – http://www.lanboxusa.com

Lan Box é uma caixa postal que você pode “alugar”, em Miami, para receber compras de sites americanos que não fazem entregas para o Brasil. Depois que chegam ali, os produtos são enviados para a sua casa no Brasil. Eles cuidam de todos os trâmites burocráticos (impostos e taxas alfandegárias) e, claro, cobram uma taxa por isso, que varia de acordo com o peso e a região onde a entrega final será feita.

Pães, frutas e legumes – http://www.paodeacucar.com.br

Pelo site do Pão de Açúcar dá pra montar a sua lista de compras ou então consultar alguma das listas sugeridas. Traz dicas de culinária e promoções especiais no site.

Roupas online

http://www.bancadecamisetas.com.br Camisetas moderninhas e cuecas com estampas descoladas.

http://www.lingerie.com.br Calcinhas, camisolas, cintas-ligas… nacionais e importadas.

http://www.closet.com.br Escolha o tecido, o tamanho, o punho e o colarinho para comprar uma camisa personalizada. Acompanha abotoaduras, gravatas e suspensórios.

http://www.net-a-porter.com As marcas mais chiques do mundo ao alcance de um clique: de Dolce&Gabbana à nova coleção de Stella McCartney, com preços não tão salgados e entregas para o mundo todo.

Extra! Cantor vende irmã no eBay

Em entrevista à revista britânica QG, o cantor James Blunt (autor do hit You´re Beautiful) contou que já foi viciado em fazer negócios pela internet. Ele chegou ao fundo do poço quando colocou a própria irmã à venda no site de leilões eBay. “Donzela angustiada procura cavaleiro de armadura brilhante! Desesperada para chegar a enterro no sul da Irlanda, por favor, ajude!” foi o anúncio que Blunt postou no eBay após encontrar sua irmã chorando a morte de um amigo irlandês em seu apartamento. A história teve um final digno de contos de fadas: o vencedor do leilão não só levou a dama de helicóptero até a Irlanda como casou-se com ela 3 anos depois.

Atrás das grades – http://www.jva-online-shop.de

Site vende produtos feitos por presidiários alemães.

Neste site as pessoas podem comprar artesanato, ferramentas e até camélias cultivadas nas penitenciárias alemãs. O site não tem versão em inglês e só atende pedidos feitos na própria Alemanha. Existe desde 2001 e vale como dica de como mostrar aos presos que seu trabalho é valorizado fora das grades e muros.

Fraudes na net

Ainda é difícil encontrar dados centralizados sobre fraudes na internet, mas alguns sites já falam sobre isso: http://www.internetsegura.org e http://www.fraudesonline.org.

Dica preciosa

O Mercado Livre oferece um seguro de proteção ao comprador, de acordo com a pontuação dos vendedores em seu sistema de avaliação. Se pagar e não receber, a pessoa pode fazer uma denúncia no site, apresentando os comprovantes da compra. Eles investigam o caso e podem ressarcir uma parte do prejuízo, dependendo da cotação do vendedor (esse seguro varia de R$ 0 a 800).

Venda de autógrafos – autographsforsale.com

Quer comprar um cd autografado da Madonna? Os caras deste site têm a manha de passar dias atrás de celebridades para conseguir autógrafos e vender para fãs. O press kit do filme Hollywood, com o rabisco do diretor Woody Allen, sai por US$ 100. Eles garantem que têm como certificar a autenticidade das assinaturas.

Liquidaweb

Todo ano acontece uma maratona de vendas com caráter de liquidação que ocorre no 2o semestre (geralmente em setembro). No LiquidaWeb, as 15 maiores lojas do varejo virtual se juntam para oferecer até 50% de desconto, 12 vezes sem juros e frete grátis. A intenção é promover as vendas online e chamar a atenção do usuário. Durante a mega-liquidação, os sites participantes colocam banners promocionais informando sobre a LiquidaWeb.

Criança feliz

http://www.toymania.com.br

Só na seção de Barbies, são mais de 100 opções.

http://www.toyday.co.uk

Site inglês de brinquedos à moda antiga. Dá pra comprar um minidetector de metais à pilha!