GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como descobrir a sua nota no Uber

Mais Black Mirror impossível. Escondido no menu Ajuda, está o número que pode afetar se a sua corrida no app é aceita ou não.

A nova temporada de Black Mirror deu muito o que falar. Aqui na Super já explicamos quais tecnologias dentro da série existem na vida real – e como as suas redes sociais podem indicar qual seria sua “nota” se o mundo fosse como no primeiro episódio, em que todas as interações sociais são constantemente avaliadas pelas pessoas.

A verdade é que já vivemos em um mundo mais ou menos assim. No Orkut, seu perfil mostrava para todo mundo o quanto seus amigos te consideravam “Sexy, Confiável e Legal”. E, hoje em dia, o Uber faz com que os dois lados do serviço sejam avaliados diretamente, igualzinho ao episódio de Black Mirror.

A diferença entre Black Mirror e o app de transporte é que as notas só aparecem para quem interessa. O motorista vê a nota do passageiro antes de decidir aceitar a corrida e vice-versa.

No início do serviço, ninguém tinha acesso à própria nota. Se você é passageiro, tinha que arranjar uma desculpa para perguntar para o motorista se estava bem avaliado ou não. Mas a curiosidade deve ter aumentado, porque em 2016, o Uber lançou uma atualização que permite encontrar a nota, escondidinha no menu de Configurações.

Para descobrir se aquela vez que você entrou no Uber depois da balada afetou sua média de passageiro, é só seguir essas instruções:

-Clique em Menu (as três listras no canto superior esquerdo da tela). Depois, em Ajuda.
-Lá dentro, acesse o item Conta e Pagamento.
-Neste submenu, selecione Configuração da conta e avaliações.
-Selecione Como as avaliações funcionam e aperte Enviar.

Não se preocupe, o Uber não vai te mandar nenhum email. Vai surgir, imediamente, um pop up na tela informando a sua nota. O número é a média de todas as suas avaliações desde que começou a usar o aplicativo.

Se a situação está complicada, as dicas da própria empresa para melhorar a avaliação são evitar comer, beber ou fumar dentro do carro, ser bastante preciso com a localização e estar no ponto de encontro quando o motorista chegar, sem fazê-lo esperar. O resto, infelizmente, cai na subjetividade: o condutor pode se incomodar com o seu silêncio ou se você falar demais. O negócio é ser educado e não se preocupar demais com as notas – pelo menos, enquanto ainda não vivemos no mesmo mundo em que a Lacie…

2-8