Clique e Assine por apenas 8,90/mês

6 dicas para fazer senhas seguras (e lembrar-se delas depois)

Hoje em dia, tudo precisa de senha. Para não ter surpresas com hackers, saiba como criar uma combinação segura – e guardar tanto número depois

Por Carol Castro - Atualizado em 24 abr 2017, 19h41 - Publicado em 10 jul 2012, 22h00
Redação/Superinteressante

1. Na nuvem

Não escreva as senhas num papel. Alguns programas gratuitos, como o Keepass.com, guardam as senhas, criptografadas, para você. (Sim, precisa de senha para acessá-las). Mas só use para guardar as menos importantes, como as de documentos de texto.

Nível de segurança – Fraco

Continua após a publicidade

2. Estique

Use no mínimo 8 caracteres. Em 2009, um hacker descobriu a senha de 32 milhões de usuários do site de jogos RockYou. 30% dos usuários usavam senhas de até 6 caracteres foram os mais fáceis de hackear.

Nível de segurança – Fraco

Continua após a publicidade

3. U5e núm3r0s

Troque letras por números visualmente semelhantes. O E pode ser o 3, o A vira 4, o O vira zero. Ou escolha números com significado, como o tamanho das roupas: 42 (calça) + 39 (sapatos). Fuja de datas de aniversários e do óbvio: a senha mais repetida no site da RockYou era 123456 ou 12345.

Nível de segurança – Médio

Continua após a publicidade

4. Fogo e paixão

Associe a sua música preferida à senha. E aproveite para misturar maiúsculas e minúsculas. Por exemplo, Fogo e Paixão, do Wando, vira FoEPa; o refrão “você é luz, é raio, estrela e luar” fica: VoLuRaEsLu. Ou use seus hobbies. Se é fã de fórmula 1 ou astronomia, use as iniciais das equipes ou dos planetas. A dica é separar um pacote mental para cada tipo de senha: relacione sempre redes sociais a músicas, e e-mails a planetas, por exemplo.

Nível de segurança – Médio

Continua após a publicidade

 

5. #&$%!

Adicione símbolos. Use o # (sustenido) se a senha tiver a ver com música; ou cifrão ($) se a senha tiver relação com dinheiro. No Facebook, uma senha com letras e números é considerada de segurança mediana. Com um único símbolo, passa para ¿alta¿.

Nível de segurança – Seguro

Continua após a publicidade

6. Troca-troca

Senhas devem ser trocadas a cada dois meses. Por isso, mude apenas a ordem dos caracteres. Por exemplo, a senha FoEPa pode passar para PaEFo. Coloque também alguma referência ao serviço utilizado. Wando + Facebook = FoEPaFb.

Nível de segurança – Seguro

Continua após a publicidade

 

Fontes Renato Alves, especialista em memorização; André Carraretto, estrategista em segurança da Symantec para o Brasil; Alexandre Lyra, especialista em Segurança da Informação da Módulo; José Matias, gerente de suporte técnico para América Latina da Macfee.

Publicidade