GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como se dar muito bem no Orkut

Existem várias ferramentas para usar melhor este site de relacionamentos onde dá para encontrar amigos de infância, colegas de trabalho, anônimos interessantes e até futuros namorados

Os populares… podem virar chatos

Para ser popular, ter o perfil cheio de fãs, galeria de amigos lotada, cheio de recados e visitantes todo dia não há nenhum atalho mágico: é preciso fazer social, escrever scraps para várias pessoas, fazer depoimentos bacanas, agradar aos outros com estrelinhas, corações e outros ícones de simpatia. Mas cuidado! Não exagere nas mensagens nem peça que seus amigos escrevam scraps e testemunhos para você, sob risco de ser considerado um chato.

Espionagem: com os outros e com você

Existe uma ferramenta que permite saber quem visitou recentemente o seu perfil. Na página inicial, clique em Configurações e, depois, em Privacidade e decida se deseja ou não ocultar suas visitas (no seu perfil e naqueles que você visita). Mas, se ela estiver ativada, também vai revelar por onde você passeou no orkut.

Minha cara

Arrume sua aparência

Minha inscrição

Atualmente, qualquer pessoa pode integrar-se gratuitamente ao Orkut (www.orkut.com). A inscrição não está mais limitada somente aos que recebem um convite. Para participar, é preciso ter uma conta do Google, como a do Gmail.

Meu perfil

Aqui você vai exibir ao mundo quem você é. Primeiro, escolha uma foto que mostre seu estilo – não use imagens protegidas por direitos autorais. A seguir, preencha apenas os itens do perfil que deseja revelar na internet. Nos campos onde houver um ícone de chave, é possível configurar o sistema para exibir a informação apenas aos amigos. A data de aniversário, por exemplo, não precisa ser revelada a todos.

Meus vídeos

Seus vídeos preferidos do YouTube e do Google Video podem ser incluídos no seu perfil e compartilhados com os visitantes da sua página. No seu perfil, clique em vídeos e adicione o endereço do site do vídeo escolhido. Não há como publicar seus vídeos caseiros diretamente no orkut, antes eles precisam ser incluídos no YouTube (www.youtube.com) ou Google Video (video.google.com).

Minhas fotos

Clique em Álbum, na página principal, para publicar suas fotos. Haverá uma ferramenta para localizar a imagem no seu computador e carregá-la no site. Depois, escreva uma legenda. O álbum suporta apenas 12 fotos. Caminho esperto: há dois serviços de fotos gratuitos que podem ser integrados ao Orkut: o Picasa (picasa.google.com) e o Flickr (www.flickr.com). Vá à página do seu álbum de fotos do Picasa e Flickr, copie o link RSS (geralmente há um botão que mostra o endereço). Na página principal do Orkut, clique em Editar feeds e cole o endereço no campo respectivo. Pronto! Sua página do Orkut mostrará seus álbuns do Picasa ou Flickr.

Integração ao Google Talk

O mensageiro eletrônico do Google, o GTalk, funciona de forma integrada ao Orkut. É possível receber avisos de novos scraps do Orkut no GTalk. Quando uma pessoa está conectada ao Gtalk, seu perfil no Orkut exibe uma bolinha verde, indicando que ela está online. Para usar o Google Talk, é preciso fazer o download do programa (www.google.com/talk).

O que é: site de relacionamento online. Você monta um perfil, forma uma galeria de amigos, troca mensagens e participa de comunidades.

Onde: http://www.orkut.com.

De quem: do Google.

Quanto: uso gratuito.

Quem criou: Orkut Büyükkökten, engenheiro turco.

Quando: lançado em janeiro de 2004.

Quem usa: mais de 60 milhões de cadastrados.

Meus scraps

Deixe recados com estilo. Responda com rapidez

Crie recados coloridos

Existem ferramentas que podem ajudar a deixar seus scraps mais charmosos. Para usá-las, é necessário ter o navegador Firefox, da Mozilla (www.mozilla.com). A Orkut Toolbar é uma barra de ferramentas que oferece opções de personalização dos textos dos scraps e a publicação de emoticons. Basta selecionar as letras e aplicar a formatação (cor, tamanho, tipo). Para fazer o download gratuitamente vá a http://www.renatorodrigues.com. O Powerscrap também dá uma aparência diferente aos seus scraps e não exige download. Basta entrar no site http://www.powerscrap.com e usar o serviço, que permite mudar a cor da sua página, além de personalizar os scraps.

Saiba quando chegaram scraps

Você fica ansioso para saber se chegou um scrap novo? O Scrapboy (www.scrapboy.com/pt) é um programa gratuito que funciona de forma semelhante a um mensageiro eletrônico, mas serve para envio e recebimento dos scraps do Orkut. O Hi New Scrap é outra ferramenta para quem tem pressa de ver novos scraps. Quando chega uma nova mensagem no seu Orkut, ele mostra um aviso, numa janela que pula no seu navegador. Para usar o Hi New Scrap, é preciso baixar a extensão GreaseMonkey (www.greasespot.net) no Firefox. E só depois, na barra de endereços do Firefox, digite: br.geocities.com/eduardogguerrero/hinewscrap.user.js.

Mensagens privativas

Quer mandar um recado privativo para seu amigo no Orkut ? Não envie um scrap, prefira as mensagens. A página de mensagens seria como uma caixa de e-mails do Orkut que mostra os textos que você recebeu e mandou. Dá para enviá-las para apenas um remetente ou para um grupo de pessoas – mas cuidado para não desagradar seus amigos com correntes e spams (mensagens em massa). Quem quiser pode configurar o sistema para enviar um aviso por e-mail anunciando a chegada de novas mensagens do Orkut.

Para ver todos os scraps que sua (seu) namorada (o) recebe: o O Curioso (www.ocurioso.com) “puxa” os scraps das pessoas escolhidas – e, mesmo que elas apaguem os recados, você os receberá sem que elas saibam.

Para bisbilhotar sem deixar rastros: O Powerscrap (www.powerscrap.com) permite entrar em qualquer perfil sem ser identificado.

Meu mundo

Depois de encontrar tanta gente você precisa categorizar quem é quem, de onde você conhece, quais suas intenções…

Como achar seus amigos

• Há duas formas de localizar amigos no orkut: fazendo uma busca por palavra-chave ou fuçando o perfil alheio, à procura de amigos em comum. Para adicionar uma pessoa ao seu grupo de amigos, basta entrar no perfil dela e clicar em + amigo.

• Na página de amigos, há uma ferramenta que permite dar “nota” a cada um deles, nos quesitos “confiável”, “legal” e “sexy”. A pessoa terá os ícones das “notas” exibidas na sua página, mas não saberá quem foi que os concedeu.

• Também é possível anunciar que é fã de uma pessoa, clicando no ícone de estrela. Nesse caso, a pessoa irá saber de quem recebeu a cortesia.

• Para seu próprio controle, você pode indicar o grau de intimidade que você tem com uma pessoa da lista (se é seu melhor amigo, conhecido ou desconhecido, por exemplo).

Como descobrir quem te adora

Quer descobrir se sua paquera é correspondida?

Entre no perfil da pessoa de que você está afim e clique em + paqueras. Se ela fizer o mesmo com você, o Orkut manda uma mensagem avisando que o interesse é mútuo!

Quer organizar suas paqueras?

Para não perder aquele gato ou gata de vista, crie uma lista clicando no botão do perfil da pessoa que é seu “alvo”. Ela não vai saber que foi incluída na lista, que serve apenas para seu próprio controle.

Quer mandar uma cantada?

Gostou do perfil de uma pessoa e quer flertar? Há um botão (Enviar cantada) que leva para uma página com várias sugestões de frase, dentro de um estilo: cômico ou romântico, por exemplo. Ou então, use sua criatividade e escreva o texto. A pessoa receberá a cantada privativamente.

Como se livrar de um Orkut-mala?

Tem alguém inconveniente que fica mandando scraps chatos? Saiba que é possível bloqueá-lo para não receber mais seus scraps ou mensagens. Basta entrar no perfil dela e clicar em Ignorar usuário.

Como achar alguém com o mesmo problema (ou paixão) que eu?

Gosta de uma raça de cachorros? Vai morar na Itália e quer informações? Tem orgulho em ser loira? O Orkut está cheio de baboseiras, mas também há comunidades bastante úteis, com troca de informações valiosas em fóruns de discussão, agenda de eventos e enquetes. Na sua página principal, há um link direto para a página de comunidades. Faça uma busca por palavra-chave ou por categoria e escolha a comunidade do seu interesse. Entre na página dela e clique no botão Participar, se quiser integrar-se. Em alguns casos, é preciso esperar a aprovação do moderador para entrar no grupo. Nessa mesma página, você pode criar uma comunidade sua. Defina a categoria na qual ela se enquadra, se ela será pública (participação de qualquer um) ou não e se vai permitir a publicação de mensagens anônimas no fórum de discussão ou não. Você poderá apagar mensagens e tópicos do fórum de discussão e expulsar membros. Quase uma empresa…

Informação é tudo

Aproveite o Orkut para se atualizar nos seus assuntos prediletos, é fácil e grátis

Minhas pesquisas

Na página principal, clique em Pesquisas. É possível fazer buscas específicas para encontrar uma comunidade ou uma pessoa, por palavra-chave. Também dá para saber tudo o que as pessoas estão falando sobre determinado assunto nos fóruns de discussão.

Meus blogs e sites

Dá para cadastrar seus blogs e sites preferidos no seu perfil, compartilhando o conteúdo com os visitantes da sua página. Entre no seu site ou blog preferido e procure um botão com a sigla RSS. Clicando nele, você terá acesso a um endereço (feed), que deve ser copiado. No Orkut, clique em Editar feeds, na página principal. Cole o feed no campo determinado e você vai começar a receber as atualizações diretamente na sua página.

Kit socorro

Segurança e etiqueta para você não fazer feio no Orkut

Vírus e spywares

Nunca clique em links enviados por scrap, mesmo que tenham sido enviados por uma pessoa de confiança. Podem instalar vírus ou softwares espiões no seu computador.

Abuso

Na página de qualquer perfil ou comunidade, há um botão para Denunciar abuso. Casos de conteúdo ofensivo, prejudicial ou perigoso serão analisados pela equipe do Google, que deverá tomar as devidas providências.

Regrinhas de Etiqueta e bom senso

• Não envie mensagens em massa para diversos remetentes (spam). Correntes, propagandas e boatos (hoax) irritam as pessoas.

• Não seja indiscreto nos scraps, lembre-se de que eles podem ser lidos por qualquer pessoa.

• Cuidado com suas palavras. Se você não se expressar bem, pode ser mal interpretado pela pessoa que receber o scrap e pelos visitantes da página dela.

• Vá com calma: caso não seja íntimo de uma pessoa, conviva um pouco com ela (mesmo que virtualmente) antes de incluí-la na lista de amigos, para não correr o risco de criar uma saia-justa ou ser rejeitado.

Segurança

Não divulgue dados pessoais que possam ser usados por criminosos, como seu telefone. E tenha especial cuidado com as crianças, que ingenuamente podem revelar informações importantes ou visitar comunidades de conteúdo adulto ou ilegal no Orkut.

Aaah! Quero sair daqui!

Cansou do Orkut? Deseja cometer um “orkutcídio” e apagar seu perfil de vez? Na página inicial, clique em Configurações, Geral e Excluir minha conta no Orkut . Pense bem, pois não será possível recuperar seus dados (scraps e depoimentos, por exemplo). Em caso de arrependimento, o jeito é abrir um novo perfil.